terça-feira, 31 de maio de 2011

UPA em Rio das Ostras será inaugurada em dezembro

Indicação é do Deputado Sabino



O Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Luiz Côrtes, e uma equipe técnica estiveram na tarde desta segunda-feira, 30, em Rio das Ostras, acompanhados do deputado estadual Sabino, para conhecer o terreno onde será instalada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A visita foi um pedido do deputado, que esteve em seu gabinete na última terça-feira, dia 24. Côrtes também esteve no Hospital de Barra de São João e na UPA que está sendo construída em Tamoios.
A implantação da UPA em Rio das Ostras é uma indicação legislativa (nº388/2008) do deputado Sabino. A prefeitura municipal cederá um terreno de 2.200 metros quadrados no início da Estrada da Califórnia, no Village Rio das Ostras. O secretário de saúde afirmou que, logo que for avaliada a topografia e outras particularidades do terreno, o projeto poderá ser iniciado em 45 dias. A previsão para o término da UPA é outubro, mas por sugestão do deputado, ficou acordado que a inauguração será no dia 8 de dezembro, data de comemoração da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.
Côrtes falou sobre a importância do trabalho do deputado para a instalação da unidade em Rio das Ostras e para as outras demandas regionais. “Sabino é estratégico e conseguiu unir as duas pontas do governo: estadual e municipal. Além disso, ele tem se articulado com o governo do Estado para trazer mais benfeitorias para a região”, destacou. O secretário também propôs que a unidade em Rio das Ostras seja a primeira construída para ser sustentável. “Vamos fazer um projeto diferenciado e implantar a primeira UPA verde do estado. Já construímos 50 unidades e iremos adaptar o projeto para torná-la sustentável”, ressaltou Côrtes.
Sabino também afirmou ter ficado satisfeito com o acerto entre a prefeitura e o governo do estado, já que desde a primeira gestão do secretário ele solicita a implantação da UPA em Rio das Ostras. “A vinda do secretário e de sua equipe técnica foi muito importante para a região. Já vínhamos conversando sobre as necessidades desses municípios, como Rio das Ostras, que no último censo registrou mais de 105 mil habitantes. Fico satisfeito de saber que minha indicação parlamentar será atendida”, disse o secretário.
A reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito Carlos Augusto, contou com a presença do secretário municipal de saúde, de alguns vereadores e do prefeito de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos.

ESTRUTURA- A UPA 24 horas de Rio das Ostras será uma unidade do tipo III com 1580 m2 de área construída, preparada para atender a 500 pacientes por dia. A Unidade terá quatro leitos de UTI, 10 leitos de observação para adultos e quatro, para crianças, dois quartos de isolamento, além de aparelhos de raio-x, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas.

REGIÃO- O secretário de Saúde esteve ainda no Hospital Regional de Barra de São João para redefinir o perfil da unidade. “Nos próximos 15 dias, minha equipe terá elaborado um relatório para sabermos qual a demanda da unidade para que possamos assim organizar o sistema de urgência e emergência da região”, destacou Côrtes. A comitiva também esteve em Tamoios, distrito de Cabo Frio, onde está fase de conclusão uma UPA tipo I, com capacidade para atender até 200 pacientes.

Casa da Cultura apresenta exposição fotográfica
“Filhos do Coração”


No mês de junho, o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras - ADOTE - promoverá a Exposição Fotográfica “Filhos do Coração”, dos fotógrafos Cezar Fernandes e Jorge Ronald, na Casa de Cultura.
 A mostra apresentará momentos de algumas famílias com filhos adotivos de Rio das Ostras e região. O vernissage acontecerá no dia 2 de junho, 19h, e a exposição ficará em cartaz até dia 30.
 A mostra encerra as comemorações da Semana Estadual da Adoção e do aniversário de quatro anos do grupo. O Adote montou uma programação com caminhada, almoço, missa em ação de graças e vários outros eventos que tiveram como objetivo levar o tema Adoção para discussão com a sociedade.
 O horário de visitação da exposição até dia 30 de junho é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados, das 14h às 18h, e domingos, das 9h às 18h.
 Além da Prefeitura de Rio das Ostras, apoiaram a realização da exposição “Filhos do Coração” a ArtPhoto Studio, Faci Color Digital – Laboratório Fotográfico, Emoldurart’s de Macaé e Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-adoção) da Alerj.

Amigos da Adoção - Também no dia 2 de junho, o Adote entregará o Diploma Amigo da Adoção a vários parceiros do Grupo, numa solenidade também na Casa da Cultura, a partir das 20h. “Nesta caminhada de quatro anos do Grupo, tivemos vários parceiros que foram fundamentais para o nosso trabalho. O Diploma é a maneira de dizermos ‘Muito Obrigado’ publicamente”, explicou a presidente do Adote, Tânia Saldanha.

Serviço:

Casa da Cultura de Rio das Ostras
Rua Dr. Bento Costa Junior, 70 – Centro
Tel.: (22) 2764-7676
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
sábados, das 14h às 18h
domingos, das 9h às 18h.


PURO descaso,PURO abandono

Universitários fazem protesto pacífico contra a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras que não repassa as verbas desde 2010

Na última quarta-feira-25- os estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), se reú-niram no Pólo da faculdade para promover uma cami-nhada pacífica em protesto contra o descaso da Prefei-tura Municipal de Rio das Ostras, que desde 2010 não repassa as verbas previstas em contrato para a manu-tenção do Pólo Universitário.
Centenas de estudantes caminharam da universidade no bairro Ouro Verde até a praça São Pedro no centro, com cartazes e faixas que denunciavam os problemas vividos pela faculdade.
Os alunos afirmaram que professores estão sem receber salários e algumas turmas estão estudando em Conteineres.
Uma das alunas nos informou que os bolsistas não estão recebendo a bolsa de R$ 350,00 que deveriam receber e que isso tem prejudicado bastante a continuação dos estudos para muitos alunos que dependem dessa bolsa para continuar na faculdade.
A Prefeitura Municipal de Rio das Ostras,alega que o repasse não está sendo feito devido a problemas na prestação de contas.
Em 17 de janeiro de 2011, o ministério da educação emitiu um parecer técnico atestando as más condições do Pólo da UFF,que funciona no prédio de uma escola pública. O relatório afirma que a iluminação,ventilação e a disposição dos conteineres no terreno são ina-dequados.
A UFF foi instalada em Rio das Ostras no ano de 2003 através de um convênio firmado entre a universidade e o prefeito na época Alcebíades Sabino dos Santos. No contrato estava previsto o aumento da oferta de cursos e a construção de um prédio da universidade na ZEN (Zona Especial de Negócios). Em 2005 o atual prefeito Carlos Augusto Balthazar deixou de repassar as verbas e as aulas foram suspensas por 1 ano.Diversos alunos tiveram que migrar para pólos de outras cidades como Niterói e Rio de Janeiro ,outros passaram a estudar em universidades particulares para não perderem tempo e teve ainda aqueles que tiveram que parar os estudos.
Um dos alunos participantes da passeata,informou a equipe de reportagem do jornal A Voz que a perseguição a UFF e o cancelamento do transporte universitário para outros municípios são medidas tomadas pela prefeitura para beneficiar uma universidade particular da cidade.



Nenhum comentário: