quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sabino solicita Unidade da FAETEC para Rio das Ostras.

Em visita a sede estadual da Faetec no bairro Quintino no Rio de Janeiro, o deputado Sabino discutiu com o presidente da instituição, Celso Pansera, a implantação de unidades de escolas profissionalizantes para Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Tamoios.

A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) oferece educação profissionalizante gratuita em diversos níveis de ensino, privilegiando a formação profissional como fator importante na formação do indivíduo e na inclusão social. Seus diversos cursos são considerados de alto nível, possibilitando aos alunos obterem emprego.

Em encontro anterior com o presidente da Faetec na audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Sabino já havia incluído a solicitação para implantação das escolas técnicas nos municípios , tendo recebido sinalização positiva do professor Celso Pansera.

Durante a reunião na sede na Faetec, o deputado Sabino fez contato telefônico com o prefeito do município de Rio das Ostras, que colocou a disposição a equipe técnica da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia para um encontro em Rio das Ostras com os profissionais da fundação a fim de agilizar o início dos cursos para os riostrenses antes mesmo da construção ou aluguel para instalações apropriadas pela Faetec.

O presidente Celso Pansera destacou que a construção das unidades da Faetec é muito rápida, uma vez que é utilizado um sistema de módulos, e declarou: “Com o terreno, teremos brevemente uma Faetec em Rio das Ostras, afinal, a cidade está em constante crescimento e precisamos colocar nossos trabalhadores já qualificados à disposição do mercado de trabalho”, conclui Celso.
Sabino destacou a importância dessa escola profissionalizante para Rio das Ostras e toda região “Precisamos garantir o acesso ao ensino profissionalizante para os moradores. O nosso estado está recebendo grandes investimentos e vai continuar crescendo e somente com habilitação, as pessoas terão oportunidade de conseguir o tão sonhado emprego”, afirma Sabino.
Nos próximos dias será agendado a visita de trabalho de Sabino acompanhado da equipe técnica da Faetec, para uma reunião com os técnicos da prefeitura para definir as medidas a serem tomadas para implantação da Faetec.


Professores não recebem salários e alunos são prejudicados devido a falta de repasse público para a UFF de Rio das Ostras.

O Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro) da Universidade Federal Fluminense passa por sérios problemas desde que a Prefeitura de Rio das Ostras interrompeu o repasse de verbas firmado através de um convênio. O maior deles está relacionado a gratificações de funcionários do Pólo e bolsas de alunos e professores da instituição. De acordo com o diretor do Puro, Walter Pinheiro, os bolsistas estão desde novembro sem receber já que o repasse foi interrompido em 2009 e a instituição não recebeu nenhum repasse em 2010.
Pinheiro explica que um impasse jurídico entre a prefeitura e a universidade está impossibilitando o cumprimento do convênio. Segundo o diretor, a prefeitura alega que há pendências relacionadas à prestação de contas que impedem que novas parcelas sejam depositadas para a universidade. Os setores jurídicos de ambas as partes estão em negociação, mas até então a manutenção do pólo tem sido feita com parte do dinheiro já repassado em parcelas anteriores.
Parte desse valor seria para o pagamento de 80 bolsistas (que recebem R$350 como ajuda de custo) e 20 professores lotados em Niterói, que ministram aulas no Puro. Até novembro, quando o pagamento foi interrompido, a dívida que chegou a R$700 mil, tinha sido assumida pela Fundação Euclides da Cunha, instituição de amparo a UFF. O diretor informou que os pagamentos atrasados serão assumidos a partir desta sexta-feira, dia 12, pela reitoria da UFF. “O atraso no pagamento prejudicou muito o andamento do pólo, inclusive em se tratando da questão dos professores”, destacou Pinheiro.
Outra questão apontada pelo diretor foi o atraso na cessão dos terrenos prometidos à universidade há anos. “Inicialmente o pólo funcionaria na Zona Especial de Negócios, mas como já havia uma escola construída ambas as partes acharam melhor ocupar o espaço com a proposta de que este fosse ampliado o mais rápido possível”, disse. Mas a ampliação ainda não aconteceu. A demora na liberação dos terrenos inviabilizou parte do projeto que já estava pronto e agora terá que se adequar agora a novas exigências da secretaria de obras.
A intenção é que as licitações para as obras do primeiro prédio aconteçam em no máximo um mês. As obras serão pagas pela prefeitura e pelo Ministério da Educação (MEC). Hoje os alunos estudam em containeres, já que as salas do prédio não são suficientes para suprir a demanda da universidade. São dez salas de aulas e cinco salas de professores funcionando em containeres, além de alguns que guardam materiais e equipamentos do Puro.
Mas segundo o diretor os módulos não são suficientes, já que existe uma demanda crescente na universidade, especialmente nos cursos de Psicologia e Enfermagem, pois chegam novas turmas e os alunos ainda não se formaram. Outra colocação feita por Pinheiro é a carência de professores, que está sendo suprida temporariamente por funcionários de Niterói. “Já solicitamos ao MEC um concurso para o ingresso de novos docentes e estamos aguardando”, disse ele. A universidade oferece seis cursos em Rio das Ostras: Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Produção Cultural.


ESTADO TERÁ CAMPANHA SOBRE HEPATITE B e C



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (18/05), em segunda discussão, o projeto de lei 2.242/09, que institui no estado uma campanha permanente de esclarecimento e prevenção das Hepatites tipo B e C. Os alvos são os profissionais de salões de beleza, como cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, podólogos e manicures, e também os estúdios de tatuagem. O autor da proposta, deputado Sabino (PSC), explica que se inspirou em pesquisa realizada no estado de São Paulo pelo infectologista Roberto Focaccia. “A pesquisa avaliou esses profissionais ao longo dos anos de 2006 e 2007 e seu resultado foi surpreendente e alarmante: de cem manicures entrevistadas e que tiveram o seu sangue colhido para análise, dez tinham hepatite. Destas, oito tinham a do tipo B e duas, a do tipo C, sempre nas formas mais graves da doença”, cita. A campanha orientará os profissionais quanto à prevenção das doenças em seu ambiente de trabalho, e incluirá informações sobre riscos de contágio, esterilização de material utilizado e identificação de sintomas e, também, sobre a importância da realização de exames periódicos. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Grupo de Rio das Ostras comemora Semana Estadual da Adoção

O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras – ADOTE – organizou uma ampla programação para festejar a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes. Caminhada, almoço, missa e exposição fotográfica mobilizarão a sociedade de Rio das Ostras em torno do tema adoção.
No próximo domingo, dia 22 de maio, acontecerá a III Caminhada da Adoção na orla da Praia de Costazul. Com concentração marcada para a esquina da Avenida Roberto Silveira com a praia, às 9h, famílias adotivas, amigos, autoridades e toda sociedade se reunirão para divulgar a adoção. A caminhada termina na Praça da Baleia com um café da manhã de confraternização.

Em seguida, a partir das 12h30 deste domingo (22), o restaurante Bartrô Bar e Bistrô promoverá a “Feijoada da Adoção”. Será destinada ao ADOTE, 30% de toda renda arrecadada com a venda de feijoadas neste domingo.
Na quarta-feira, dia 25, quando se comemora o Dia Nacional da Adoção, será realizada a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, às 18h.

Exposição – Já no mês de junho, o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras promoverá a Exposição Fotográfica “Filhos do Coração”, dos fotógrafos Cezar Fernandes e Jorge Ronald, na Casa de Cultura.

A mostra apresentará momentos de algumas famílias adotivas de Rio das Ostras e região. O vernissage acontecerá no dia 2 de junho, 19h, e a exposição ficará em cartaz até dia 30.

Também no dia 2 de junho, o ADOTE entregará o Diploma Amigo da Adoção a vários parceiros do Grupo, numa solenidade também na Casa da Cultura, a partir das 20h. “Nesta caminhada de quatro anos do Grupo, tivemos vários parceiros que foram fundamentais para o nosso trabalho. O Diploma é a maneira de dizermos ‘Muito Obrigado’ publicamente”, explicou a presidente do ADOTE, Tânia Saldanha.

No Rio de Janeiro – O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras também participará das comemorações da Semana estadual no Rio de Janeiro.
No dia 26, às 18h30, será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a Sessão Solene em comemoração a Semana Estadual da Adoção.
E no domingo, dia 29, membros do ADOTE se juntarão aos outros grupos de apoio do Rio de Janeiro numa caminhada na Avenida Atlântica, marcada para as 9h.
Para realizar todas as atividades e discutir a adoção com a sociedade, o ADOTE já conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (Secretarias de Bem-Estar Social, Turismo, Comunicação Social, e Ordem Pública), Fundação Rio das Ostras de Cultura, Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-adoção) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Pousada Latitude 22, Artmanha, O Boticário, Centro Educacional Casulo, Gráfica Poema, Imunolagos Clínica de Vacinas, Bartrô Bar e Bistrô, Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Publiká, Sinal Audiotec, Pula-Pula do Junior, Laticínios Rio das Ostras, Hortifruti Rei das Frutas, ArtPhoto Studio, Faci Color Digital – Laboratório Fotográfico, Emoldurart’s de Macaé, Tendas & Companhia.










Nenhum comentário: