terça-feira, 2 de novembro de 2010

Escola Cristã Geração de Samuel:Educação por Princípios Investe na Mente e no Caráter do Aluno.

A educação dos filhos é uma das maiores preocupações dos pais. Em tempos em que a mídia nos bombardeia com relatos de violência e corrupção; em que a internet coloca crianças e adolescentes em contato com todo tipo de informação e pessoas; em que a liberalização dos costumes faz aumentar o números de menores usuários de drogas e de meninas grávidas, pais e responsáveis se perguntam como formar cidadãos felizes e corretos em meio a tantos perigos. O método educacional baseado nos valores cristãos se apresenta como resposta a essas questões.
A Escola Cristã Geração de Samuel (ECGS) se orgulha de ser a primeira escola de Educação Cristã por Princípios de Rio das Ostras. A ECGS é filiada a AECEP (Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios), uma rede de instituições de ensino com unidades em diversas cidades do Brasil. Atuando há 12 anos no país, a associação agrega, hoje, cerca de 120 escolas.
A proposta das escolas filiadas à AECEP é educar através de princípios bíblicos, visando a formação integral dos alunos – intelectual, física, moral e espiritual. A visão dos defensores do método bíblico de estudo é a de que a filosofia educacional de uma geração se tornará na filosofia de governo da que a sucederá.
Na metodologia adotada pela associação, todo o conteúdo do currículo escolar é abordado à luz dos ensinamentos da bíblia, levando o aluno a refletir biblicamente acerca do tema da aula e a relacioná-lo com sua própria vida. Esse método tem a vantagem de aproximar o aluno da matéria, fazendo com que se interesse por ela e se torne capaz de colocá-la em prática. Cássia Sodré Bispo, diretora pedagógica da Escola Cristã Geração de Samuel (ECGS), fala a respeito da estratégia:
- O diferencial desta metodologia é poder trabalhar a palavra de Deus em conjunto com o conteúdo pedagógico. Além disso, o método leva a criança a pensar pois não dá o assunto pronto. No cotidiano da sala de aula, fazemos a criança pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar o que aprendeu.
O ensino com base em princípios cristãos tem por objetivo trabalhar a formação do caráter das crianças e não a catequizá-las para uma religião específica. Trata-se de uma filosofia cristã não denominacional, isto é, que não levanta bandeira de nenhuma igreja, o que permite que crianças de diferentes religiões sintam-se acolhidas no ambiente escolar.
 Não levantamos bandeira de qualquer tipo de religião, mas a de sermos uma escola cristã por princípios bíblicos, onde focamos Deus nas matérias trabalhadas e no comportamento geral da criança, ensinando-a se comportar dentro dos princípios bíblicos – explica tia Cássia.

Os princípios de que fala a diretora são: caráter; o cuidado para consigo próprio, com seus pertences e com o ambiente que o cerca; o autogoverno, que implica na capacidade de dominar os próprios sentimentos e ações; a lei da semeadura e da colheita, ou seja, a consciência de que todos os atos produzem determinados efeitos; o reconhecimento de soberania de Deus; a valorização da individualidade de cada um; e o incentivo à união e à harmonia.
Raquel Berbert, diretora administrativa da ECGS, explica a importância da educação inspirada por valores bíblicos:
- A escola por princípios visa formar uma geração habilitada a assumir posições chave na sociedade, testificando que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
A Educação por Princípios tem como um de seus pilares a integração entre família e escola, fazendo com que estas células sociais trabalhem conjuntamente na formação de crianças e jovens. O resgate do valor da família também é uma das preocupações das escolas associadas à AECEP, que buscam, por meio de diferentes atividades e eventos, aproximar filhos e pais, envolvendo estes mais ativamente na educação das crianças. Os resultados têm sido positivos, e os pais, satisfeitos, elogiam.
- Tenho dois filhos aqui. A Kamille evoluiu muito tanto na parte pedagógica, como nos relacionamentos. O Daniel que era desmotivado em relação à escola, começou a gostar e tem superado a cada dia as dificuldades pedagógicas. Os princípios são o diferencial principal da escola, e este trabalho atinge a família e não apenas a criança – afirma Ruth Léia França, mão dos alunos Daniel e Kamille.
A Escola Cristã Geração de Samuel investe no método bíblico de ensino e faz de seu espaço lúdico e colorido, de cada uma das aulas e das disciplinas extracurriculares – Inglês, Informática, Música e Musicalização – instrumentos não apenas de educação formal, mas meios de formar indivíduos pensantes e cidadãos de caráter. O esforço dos professores se reflete na mudança de comportamento – elogiada pelos pais - e nas palavras das crianças:
- É diferente da outra escola porque a gente aprende mais, aprende os princípios, aprende a obedecer, aprende a ajudar os coleguinhas, a não machucar o colega e sempre ajudar. Ajuda a gente a aprender a fazer o certo, nunca o errado - resume a aluna do segundo ano, Júlia Teodoro Amaral.

Escola Cristã Geração de Samuel – Rua Sebastião Ribeiro de Souza, nº 630 - Centro. Tel.: (22)2760-7377 – (Próximo ao Colégio América Abdalla)

Nenhum comentário: