sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sabino indica construção de um pólo da  UERJ em Rio das Ostras e reivindicará mais segurança para o Município


A Assembleia Legislativa encaminhou ao Governador Sérgio Cabral, esta semana, a Indicação Legislativa, de autoria do Deputado Sabino, que prevê a construção de um Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, em Rio das Ostras.
De acordo com a comunicação da UERJ “A criação de unidades acadêmicas no interior do estado representa a ampliação do acesso da população às atividades desenvolvidas pela Universidade, confirmando a excelência da sua produção acadêmica.”
Sabino afirma que “A oportunidade de qualificação profissional deve ser de qualidade e igual para todos. Prefeitos e vereadores devem também priorizar a educação como diretriz para o desenvolvimento socioeconômico.”
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro oferece 32 cursos de graduação, que se desdobram em diferentes habilitações, licenciaturas e bacharelados. Os cursos são oferecidos por 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo e sendo aprovado pelo Governador Rio das Ostras e municípios vizinhos terão um grande progresso.

Segurança: Em entrevista a Rádio Comunitária 87 FM de Rio das Ostras, o candidato reeleito Sabino propôs uma parceria com os representantes do poder legislativo e executivo do município para cobrar do governador uma solução imediata contra a falta de segurança na cidade. Sabino se comprometeu a se reunir com o secretario de Segurança do Estado José Mariano Beltrame para pedir que seja aumentado o número efetivo de policias, “Rio das Ostras precisa de um Batalhão da Policia Militar, não apenas DPO e necessita que tenham um número maior de policias nas ruas para garantirem a segurança do cidadão. Eu pessoalmente irei ao Governador e solicitarei a construção de um Batalhão aqui.” destacou o deputado.
O índice de violência no município teve um crescimento alarmante. O locutor Frank Elias do programa Fala Cidade pediu que o deputado olhasse pela população, relatou que foi vítima desta onda de assaltos que estão ocorrendo. “Meu carro foi roubado durante o dia às 11:00h em uma rua movimentada do Centro. Deputado precisamos que você ajude a nossa cidade” relatou o locutor.
Sabino declarou que é necessário que todos estejam aliados para somarem forças e ganhar voz junto ao governo do Estado. “Nada deve estar acima da paz, eu me coloquei e me coloco a inteira disposição de todos os representantes do município. Devemos estar unidos para conseguirmos manter a população da nossa Rio das Ostras protegida” salientou o parlamentar.



Palestra sobre Saúde da Mulher lota auditório do Parque dos Pássaros


 Foto: Mulheres e homens ouviram atentos a palestra do ginecologista André Gervásio

Uma plateia formada por mulheres e homens encheu o auditório do Parque dos Pássaros na noite do dia 18, do início ao final da palestra sobre Saúde da Mulher, ministrada pelo médico André Gervásio, especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Embora o tema tenha sido direcionado às especificidades da anatomia e doenças femininas, o ginecologista falou sobre alimentação saudável e atividades físicas como, por exemplo, a natação no mar, projeto da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura, citado por ele como uma opção para os moradores de Rio das Ostras terem mais qualidade de vida.
A opinião de muitas pessoas presentes foi que a palestra se pareceu a “uma verdadeira aula”. “Com desenvoltura, carisma, segurança e uma boa dose de humor o doutor André Gervásio conseguiu explicar para todos a importância de nos conhecermos e priorizarmos a saúde”, disse a bióloga Rosemaria Freitas, de 49 anos.
Sobre isso, o médico opina que, pela sua experiência de 10 anos na área, as mulheres estão se conhecendo cada vez mais. Ainda sim, o ginecologista destaca a importância dos cuidados diários como o autoexame, já que por meio dele é possível se prevenir do câncer de mama; e a ginástica para fortalecer o períneo e evitar problemas como “queda” da bexiga.
André Gervásio alertou também sobre o exame de mamografia, que deve ser realizado sempre que o médico solicitar ou anualmente, a partir dos 40 anos, e ainda a partir dos 35 anos, quando houver histórico de casos de câncer em alguém da família.
Um outro subtema abordado durante o evento no Parque dos Pássaros foi o vírus HPV e a vacina para evitá-lo. Segundo o médico, existem 98 tipos desse vírus, embora apenas dois causem o câncer de colo de útero. “A realização do preventivo é fundamental para diagnosticar alguma alteração que possa levar à doença. A vacina para mulheres entre 9 e 26 anos também é recomendada como prevenção”, diz complementando que a melhor idade para recebê-la é antes da fase sexual.
PARCERIA - A palestra foi organizada pela Associação Médica de Rio das Ostras (Assomero), com o apoio da Associação de Moradores do Jardim Mariléia (Amomar) e da Prefeitura de Rio das Ostras.
O presidente da Assomero, Alberto Baldez, destacou que as ações da atual gestão são voltadas para estreitar e humanizar a relação entre os médicos do município, a população e o Poder Público. Ele anunciou que uma série de palestras começou a ser realizada de modo que consiga atingir esse objetivo.

Semana do Normalista mostra novas perspectivas da profissão de professor

Foto: Evento foi aberto em solenidade na Câmara Municipal com participação do prefeito Carlos Augusto

Uma solenidade na Câmara Municipal de Rio das Ostras na segunda-feira, dia 18, com a participação do prefeito Carlos Augusto, marcou o início da I Semana do Normalista. “Agradeço a contribuição dos educadores e alunos, que asseguram a excelência da formação dos nossos novos professores”, afirmou. O evento, organizado pela Secretaria de Educação e Imero – Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras, tem como tema “Professor Aprendiz: Pela Construção de Um Futuro Brilhante”.

“A Semana do Normalista marca o início de uma nova proposta do Imero para o Ensino Médio, incentivando os professores a promover inovações pedagógicas nas turmas. As atividades da Semana buscam mostrar ao normalista o papel primordial do professor na relação ensino-aprendizagem, incentivar a postura, o entusiasmo e a atualização”, disse a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.
Na programação do evento constam mesa-redonda, debates, oficinas, minicursos e momentos culturais. Na terça-feira, dia 19, uma mesa-redonda debateu o tema “Magistério e as Novas Perspectivas da Carreira”. Coordenadora pedagógica do curso de Formação de Professores do Imero, Márcia Alves foi a mediadora da mesa e falou do valor de resgatar a paixão de educar.

Foto: Mesa-redonda fez parte da programação da Semana do Normalista no Imero
Mesa redonda no IMERO

“Acho muito interessante ver que os professores estão dando o seu tempo e passando a sua experiência e história de vida. Não tenho ainda a certeza se vou atuar no magistério, mas vou aproveitar da melhor forma tudo que venho aprendendo no Imero”, contou Karim Alonso, 16 anos, aluna do 1º ano.
Além dos alunos do Imero, participam da I Semana do Normalista estudantes do curso de Formação de Professores em Ensino Médio do Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins. Segundo a diretora do Imero, Hovênia Duarte, a idéia do evento deu tão certo que vai entrar no calendário oficial da escola. “Para o próximo ano, a novidade será que os alunos vão organizar toda a programação. Com isso, queremos incentivar o protagonista dos nossos futuros professores”, explicou. Na solenidade de abertura do evento também estiveram presentes a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a chefe de Gabinete, Ângela Toffano e a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho, entre outros gestores e educadores da rede municipal.
ENCERRAMENTO – No sábado, dia 23, último dia do evento, a programação começa mais cedo, às 8h, com a oficina “De Olho na Prática”, que marca o encerramento do Projeto de Alfabetização “Quando o amor acontece...” dos alunos do 3º ano do Curso de Formação de Professores em Ensino Médio do Imero. Haverá ainda exposição de trabalhos e, às 11h, palestra sobre “Agricultura Familiar” com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida. Um almoço dançante de confraternização conclui a I Semana do Normalista.

Festa da Colheita supera as expectativas e atrai visitantes de todo o Estado

Foto: Os três maiores produtores de feijão em Cantagalo foram premiados durante a Festa da Colheita

A cada ano que passa, o Projeto Feijão Maravilha, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras se consolida cada vez mais. A maior prova foi o sucesso da sexta edição da Festa da Colheita, realizada entre os dias 14 e 17, em Cantagalo. O evento atraiu milhares de pessoas de todo o Estado do Rio de Janeiro e de estados vizinhos, como Espírito Santo. Este ano, cerca de 90 produtores participaram do programa e, juntos, produziram nesta safra 135 toneladas de feijão. Este resultado garante uma produtividade média por hectare ao município de 1,25 ton/ha, que é maior do que a média nacional, que é de apenas 732 kg/ha.

No sábado, a Prefeitura premiou os destaques da safra 2010. A maior produção ficou por conta do produtor Valdemir Alves Barcelos com 5.040kg. No quesito produtividade, em primeiro lugar ficou Sidirlei Mateus Silva com1635kg/ha. O segundo colocado foi o produtor “Gatinho”, na propriedade de Renata Pinto Dias, com 1620 kg/ha e na terceira colocação, com 1584 kg/ha, Cléria Lúcia Melo. A novidade este ano ficou por conta da feijoada que foi feita pelos próprios produtores. Desta forma, a população teve a oportunidade de escolher entre as 11 barracas para saborear a feijoada. No concurso de feijoada mais gostosa do evento, o título ficou com a barraca Restaurante Capixaba.
Durante a solenidade de premiação, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, falou que este é um momento único para o produtor rural. “O projeto Feijão Maravilha é um grande incentivo para o setor agrícola do município. Uma das novidades este ano é que temos, além do feijão, o arroz produzido aqui mesmo. Isso é fruto do trabalho que desenvolvemos junto aos produtores rurais”, explicou.
Para o presidente da Câmara, vereador Carlos Afonso, o sucesso da festa representa o empenho do Poder Público na valorização do homem no campo. “É muito importante o investimento na área rural para que os produtores fiquem motivados com suas produções e com a variedade de culturas”, disse.
Em seu pronunciamento, o prefeito Carlos Augusto parabenizou os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e os produtores rurais pelo sucesso da festa. “A festa é um sucesso, tendo em vista o número de pessoas presentes no evento. Recebi elogios de inúmeras pessoas, inclusive de outros municípios, pela organização e produção desta festa. Vale ressaltar que não adiantaria a Prefeitura fornecer maquinários, insumos e equipe técnica se não fosse a força de vontade dos produtores”, garantiu. A solenidade de premiação contou também com a presença do vice-prefeito Wilton Broder, do assessor da Secretaria de Agricultura, Ivan Noé; do diretor do Departamento de Agropecuária, Francisco Augusto; e do pesquisador da Pesagro - Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado, Benedito Fernandes, e da secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida.
Visitantes elogiam a festa – A sexta edição da Festa da Colheita recebeu visitantes de vários municípios do Estado. O vereador de Saquarema, Romacarth de Souza, soube do sucesso da festa e a prestigiou pela primeira vez. “Meu irmão mora aqui em Rio das Ostras e sempre falava deste evento. Este ano resolvi conferir e estou achando ótima. É uma pena que eu não tenha vindo antes. Agora, quero aprender um pouco de desta organização e conhecer melhor a estrutura para poder sugerir um evento com este no meu município”, declarou. Vera Lúcia Marvila, de Guarapari,/ES, estava na cidade a passeio e prestigiou a festa também pela primeira vez. “Achei tudo muito bom. A organização estava ótima, com segurança e com pessoas educadas que estavam ali para se divertir. O feijão também estava muito gostoso. Foi a primeira vez que vim e, com certeza, vou me programar para estar presente na sétima edição desta festa no ano que vem”, disse.
Participando da festa pelo terceiro ano, Cláudia Ribeiro, moradora de Macaé, informou que não perde mais a Festa do Feijão. “Venho aqui desde 2008 e, a cada ano, ela está melhor. Além dos shows, que são muito bons, este ano a mudança no esquema da feijoada, que passou a ser feita pelos produtores, ficou ótima. Antes a fila era muito grande. Este ano, comi com muito mais tranquilidade e em várias barracas com temperos diferentes. Aprovado!”, garantiu.


Festival de Frutos do Mar mostra as delícias da região

Foto: O restaurante Petitt Gateau preparou o Badejo Grelhado com Purê de Banana da Terra e Molho de Sálvia para o evento

Peixes, camarão, lula e muitas outras delícias estão no cardápio da 14ª edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras, que acontece de 29 de outubro a 15 de novembro. Dez estabelecimentos espalhados pela cidade prepararam receitas inéditas que serão oferecidas em porções degustação a R$ 15.
No primeiro fim de semana do evento, o público poderá curtir shows gratuitos de jazz e blues na Praça São Pedro, nos dias 29, 30 e 31, sexta e sábado às 22h e domingo às 21h.
- Estamos fazendo uma associação dos dois principais festivais realizados na cidade, o Festival de Frutos do Mar e o Festival de Jazz. Então vamos promover esses shows na praça e incentivaremos os empresários para oferecer apresentações musicais desses gêneros nos estabelecimentos. Isso será mais uma atração do evento, explicou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Alan Machado.
Workshops gratuitos – Para quem gosta de cozinhar ou apenas de comer bem, a Prefeitura realizará aulas gratuitas de gastronomia nos dias 13 e 14 de novembro, no Iate Clube Rio das Ostras, no Centro, com chefs de cozinha renomados.
Serão duas apresentações de chefs por dia, sempre a partir das 19h. Já estão confirmadas as presenças de Conceição Neroni, do Restaurante Margutta Cittá (Rio), Frederic Monnier, do Brasserie Rosário (Rio), além da “prata da casa” Pedro Rodrigues, do Bartrô Bar e Bistrô, restaurante hors-concour, vencedor do Festival de Rio das Ostras nas últimas quatro edições.
Circuito - Fazem parte do circuito gastronômico os restaurantes Bartrô Bar e Bistrô, Casa da Praia, D´Branco, Julien´s, Lá em Casa, Petitt Gateau, Pier Gourmet, Ponto Tropical, Sansai, Yakiostras. Estarão à disposição do público material de divulgação dos estabelecimentos com mapa de localização, e cada um dos participantes terá um banner na fachada para melhor visualização.
Concurso – Como todos os anos, com o objetivo de incentivar a criatividade dos chef locais, a Prefeitura de Rio das Ostras realizará um concurso gastronômico dentro do Festival.
Todos os restaurantes, com exceção do hors-concour, apresentarão uma receita inédita que será avaliada por um júri técnico. Serão julgados os quesitos sabor, temperatura, apresentação e criatividade. A premiação dos melhores pratos acontecerá no dia 15 de novembro, no Iate Clube Rio das Ostras.
O evento é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, tem organização de Conceição Neroni e conta com apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e patrocínio da Piraquê.

Serviço:

Bartrô Bar Bistrô (hors-concour)

Rua Jandira Moraes Pimentel, 449 – Centro

Prato: Melhor de 3

Restaurante Casa da Praia

Rua Isaurina Lourenço Cabral – Praia do Cemitério

Prato: Filé de Peixe ao Forno

Restaurante D´Branco

Av. Gov. Roberto Silveira, 265 – Costazul

Prato: Lula D´Branco

Julien´s Bar e Restaurante

Av. Costazul, 237 – Costazul

Prato: Lombo de Badejo à Crosta de 3 Castanhas e Purê de Cará

Restaurante Lá em Casa

Rod. Amaral Peixoto, 3390 – Centro

Prato: Feijoada de Camarão

Petitt Gateau Restaurante

Rua Bom Jardim, 61 – Jardim Mariléa

Prato: Badejo Grelhado com Purê de Banana da Terra e Molho de Sálvia

Pier Gourmet

Rua Teresópolis, 98 – Boca da Barra

Prato: Crocante de Camarão VG c/ Salada de Kani e Manga com Molho Agridoce

Ponto Tropical Bar e Restaurante

Av. Costazul, s/nº - Costazul

Prato: Robalo Tropical

Sansai

Av. Gov. Roberto Silveira, 95 – Costazul

Prato: Teppan de Salmão Especial ao Molho de Ervas Finas

Yakiostras

Rua Nei Cardoso, 771 – Tocolândia

Prato: Yakisoba de Camarão ao Molho de Ostras


Caminhada em Mar do Norte acontece neste domingo


Foto: Circuito permanente recebe caminhantes de todo Estado

Domingo é dia de caminhar em Mar do Norte. Os praticantes desse esporte não competitivo estarão reunidos no domingo, dia 24, a partir das 8h, para a 4ª Caminhada na Natureza, no primeiro circuito permanente do Brasil. A concentração será na Praça Antônio Antunes Tunico, atrás da Igreja de São Judas Tadeu.
A caminhada é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, que conta com apoio da Associação de Caminhantes de Rio das Ostras – Anda Rio das Ostras, e apoio do Jornal Tribuna dos Bairros e Anda Brasil.
O evento deste fim de semana contará com a participação de caminhantes de Cachoeiras de Macacu, Conservatória e Conceição de Macabu.
O circuito é circular, tem 8,5Km e é totalmente sinalizado para que qualquer pessoa que deseje caminhar possa fazê-lo sozinho, sem acompanhamento de monitor. Dois postos de controle – um na Casa de Madeira do João e outro no Taíra Eco Parque - funcionarão para carimbar as cadernetas dos caminhantes.
A caminhada na natureza é um esporte não competitivo e pode ser praticado por qualquer pessoa - adultos, crianças, idosos e portadores de necessidades especiais – cada um faz o percurso no seu ritmo.
O Circuito de Mar do Norte é o primeiro circuito permanente de caminhadas do Brasil nos moldes do IVV – instituto francês de apoio aos esportes populares e não competitivos.

Nenhum comentário: