quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prefeitura de Rio das Ostras criará Conselho para proteção das mulheres


Foto de várias pessoas na plenária da Câmara Municipal durante evento

A criação de um conselho municipal com o objetivo de formular programas e políticas públicas relacionadas à promoção da melhoria das condições de vida da mulher e de combate ao estupro foi uma das ações anunciadas pelo prefeito Sabino durante a Audiência Pública que discutiu a questão da violência contra a mulher em Rio das Ostras, na manhã desta segunda-feira, dia 20. 

Realizada na Câmara Municipal em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a sessão discutiu os casos de estupro em Rio das Ostras. 

Presente à audiência, a Chefe de Polícia Civil do Estado do Rio, Marta Rocha, destacou que uma das possíveis causas para o aumento dos casos de estupro na cidade é o crescimento populacional acelerado do município. E ressaltou que entre as medidas para combater os casos será a ampliação, até o fim de outubro deste ano, da 128ª Delegacia Policial de Rio das Ostras que abrigará um núcleo de atendimento à mulher. 

Na oportunidade, o prefeito Sabino solicitou à Chefe de Polícia Civil, o aumento do efetivo da Polícia Militar e destacou que algumas medidas que já estão sendo realizadas a fim de reduzir não só os casos de violência contra a mulher, mas também, outros índices de infrações que ocorrem na cidade. “A prefeitura está se aproximando da Polícia Militar, realizando uma gestão integrada. Já foram instaladas na cidade 20 câmeras de monitoramento, além do reforço policial que recebemos no início do mês. Estamos unindo esforços com os setores da sociedade, polícias e Governo do Estado para enfrentar essa situação”, enfatizou. 

Para a representante do movimento “Chega de Estupros em Rio das Ostras”, Paula Martins Cirelli, com a realização da audiência o município está dando mais um passo para garantir a segurança das mulheres da cidade. “Esse diálogo entre a prefeitura, e as Policias Militar e Civil e com os representantes do poder público é fundamental. Sairemos daqui hoje com a certeza de que políticas públicas estão sendo criadas para combater o estupro na cidade”, observou. 

Presenças - Também estiveram presentes a audiência as deputadas estaduais Inês Pandeló (PT) presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e Janira Rocha (PSOL), a delegada titular da 128º DP, Carla Tavares, o comandante do 32º BPM de Macaé, tenente coronel Ramiro Campos, a Subsecretária Estadual de Política para as Mulheres, Ângela Fontes, o presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Mello, secretários municipais e representantes do movimento “Chega de Estupros em Rio das Ostras” e do movimento ”Mulheres de Cabo Frio”.

Nenhum comentário: