quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Rio das Ostras: Campanha de Combate à Hanseníase orientou moradores

Este ano, a Campanha de Combate à Hanseníase, com o tema “Em busca da Mancha Suspeita da Hanseníase”, foi encerrada no dia 31 de janeiro. O atendimento, apesar de concentrado no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, que é referência em diagnóstico e tratamento da doença, também mobilizou diversos profissionais nas unidades de saúde de Rio das Ostras. 

Foto de uma enfermeira fazendo um exame em um pacienteAo longo de uma semana de campanha, 925 pessoas foram orientadas e alertadas sobre o autoexame, pelo qual o paciente deve observar uma mancha na pele e a falta de sensibilidade. Vinte e um casos suspeitos foram examinados por médicos credenciados pelo Ministério da Saúde. Dois casos foram confirmados e já estão sendo acompanhados pela equipe médica do Programa de Combate à Hanseníase. 

A doença se manifesta principalmente acometendo a pele e os nervos. A distribuição de remédios é gratuita e, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é necessário o isolamento do paciente; ao contrário, “a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura”, destacou a coordenadora do Programa de Combate à Hanseníase e Tuberculose em Rio das Ostras, Ivani Olivé.

Nenhum comentário: