sábado, 26 de janeiro de 2013

Editorial: Que Deus nos ajude!!!!

POR RONALDO MENEZES
A Obrigação de todo jornalista, é noticiar fatos com clareza,lisura e principalmente com uma linguagem que faça o leitor, interpretar esses fatos de maneira correta, sem induzi-lo erroneamente.
O último concurso público que trouxe a Rio das Ostras mais de cem mil pessoas, foi cercado de muitos erros que não poderiam ser cometidos. A dificuldade de se interpretar o edital, a dificuldade das pessoas chegarem ao local da prova, a anulação de várias questões das provas de enfermagem e procuradoria, fizeram com que centenas de pessoas entrassem no ministério público, pedindo a anulação do concurso. Mesmo assim,o ex prefeito Carlos Augusto ao "apagar das luzes" do seu governo, homologou o concurso, deixando como se diz na gíria, a "batata quente" nas mãos do seu sucessor.
Ao homologar o concurso, o ex prefeito de Rio das Ostras convocou a imprensa e colocou as informações de uma maneira que a homologação, obrigaria o prefeito eleito a convocar imediatamente os aprovados. O que eles não sabem, é que o ministério público suspendeu a convocação dos aprovados, enquanto é julgado todos os processos pendentes.
Um dos absurdos ainda não relatados pela imprensa,foi que a organizadora do concurso a Fundação Trompowsky,enviou na última quarta-feira,um documento a prefeitura de Rio das Ostras, alterando a classificação dos aprovados, dados pessoais como data de nascimento e ainda pedindo convocação para realização de testes de aptidão física para alguns cargos. (Como pode o concurso ser homologado se ainda não foram cumpridas todas as etapas ? )
O Atual prefeito, com 24 dias de mandato a frente da prefeitura, não pode passar por cima da justiça e por isso encontra-se impossibilitado de convocar os aprovados.
Em gestões anteriores como prefeito de Rio das Ostras, Sabino promoveu a realização de dois concursos públicos que não precisaram de nenhuma intervenção da justiça, correndo tudo de acordo com a lei.
Ao assumir a prefeitura no início do ano, o prefeito encontrou a saúde agonizando, a educação com quadro de professores incompletos e vários departamentos sucateados. Diante desses fatos, se viu na necessidade de contratar em regime de urgência, profissionais para que a máquina pública não pare, principalmente nas áreas de saúde e educação.
Portanto, a conveniência de alguns irresponsáveis, sugere aos concursados a fazerem passeatas, manifestações em praças públicas e redes sociais, contra uma administração que ainda não completou nem um mês de gestão.
Finalizando, faltando alguns meses para findar seu mandato, o prefeito Carlos Augusto mandou substituir sem necessidade todas as luminárias da cidade, incorporou salário de pessoas que hoje vão se aposentar com a "bagatela" de 13 mil reais, desapropriou casas em beira de valão por valores muito acima da realidade e ainda criou 4 secretarias, ficando claro que o objetivo era sugar o erário, esvaziando os cofres públicos, ao contrário do que foi divulgado na imprensa dizendo que deixaria 150 milhões em caixa. E o que é pior, Carlos Augusto deixou uma herança maldita para Rio das Ostras que é uma dívida,"pasmem" de 1 bilhão de reais que naturalmente nós contribuintes é que pagaremos essa conta até 2023. Essas inúmeras irresponsabilidades, assim como a péssima organização do VI concurso público, geraram um grande problema a ser resolvido pela atual gestão.

Que Deus nos ajude !!!

Nenhum comentário: