segunda-feira, 28 de maio de 2012

Caminhada em Copacabana reúne mais de 500 pessoas em favor da Adoção


 

 A Caminhada da Adoção realizada na manhã de domingo, dia 27, pela Frente Parlamentar Pró-Adoção e pela Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na orla de Copacabana, reuniu mais de 500 pessoas entre famílias adotivas e sociedade em geral.
O evento encerrou as comemorações da Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes 2012, que contou com diversas atividades em vários municípios do Rio. O presidente da Frente Pró-Adoção e autor da Lei que criou a Semana Estadual, deputado Sabino, abraçou a causa visando ampliar na sociedade uma cultura favorável a adoção. "Nosso objetivo, também, é esclarecer sobre os mitos e dificuldades que são enfrentados nesse processo", comentou ele, citando a lei 6.058/11, de sua autoria, que garante prioridade de tramitação a processos de adoção. A norma, assinada conjuntamente com o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, diz que os procedimentos judiciais de adoção de menores receberão tratamento prioritário na prática de todos os atos e diligências, mas o benefício deverá ser requerido ao juiz.
Já a presidente da Comissão de Assuntos da Criança, Claise Maria Zito, contou como passou a fazer parte do projeto e comemorou a adesão das pessoas. "Desde o ano passado faço parte desse evento junto ao deputado Sabino, para divulgar e conscientizar a população sobre a adoção. Muitas pessoas têm vontade de adotar e não sabem como funciona o processo, por isso a importância da divulgação do tema. Adotar é um ato de amor", aplaudiu.
De acordo com dados do Ministério Público, existiam até dezembro do ano passado, cerca de 2,5 mil crianças em abrigos no estado do Rio, das quais somente 250 estavam disponíveis para adoção. No Brasil há mais de cinco mil crianças em abrigos.

Nenhum comentário: