quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SABINO PRESIDIRÁ COMISSÃO ESPECIAL PARA ATENDER VÍTIMAS DAS CHUVAS NA REGIÃO SERRANA

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) abrirá suas portas para o recebimento de donativos para as vítimas das chuvas na região Serrana do estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13/01) pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB). “Neste momento de sofrimento e dor é preciso unir esforços para ajudar as famílias que perderam, em um só dia, tudo o que conquistaram ao longo da vida. Sem falar naqueles que perderam seus entes queridos. A Alerj está se mostrando mais uma vez solidária, recolhendo donativos”, afirmou o parlamentar, acrescentando que os itens mais necessários são objetos de higiene, colchonetes, roupas e alimentos não perecíveis. As doações serão recolhidas no Palácio Tiradentes, no Saguão Getúlio Vargas, diariamente, entre as 10 e as 17 horas.
Além disso, uma comissão especial da Casa, composta por quatro deputados, irá acompanhar não só a distribuição dos donativos arrecadados como, também, o trabalho de reconstrução das cidades afetadas. Presidente desta comissão, o deputado Sabino (PSC) alegou que o grupo irá, principalmente, preocupar-se em buscar soluções definitivas para casos como os de Teresópolis e Nova Friburgo. “Este é um tipo de problema que tem ocorrido com muita frequência no nosso estado. Tivemos este ano a região Serrana, no ano passado os problemas foram em Angra dos Reis e em Niterói, com a tragédia do Morro do Bumba, em 2008 as áreas afetadas foram o Norte e o Noroeste do estado. Vemos o dinheiro público entrar para reconstruir estes lugares, mas não para prevenir os desastres”, ponderou. Segundo ele, a comissão pretende propor à União e ao Governo estadual medidas de caráter permanente para preparar as cidades para enfrentar os fenômenos naturais, como enchentes e deslizamentos de terra.
A comissão conta, ainda, com a participação dos deputados Olney Botelho (PDT), Rogério Cabral (PSB) e Nilton Salomão (PT). Além disso, os deputados eleitos Marcos Vinícius (PTB) e Bernardo Rossi (PMDB), que tomarão posse em fevereiro, foram convidados a acompanhar o trabalho do colegiado, que pretende, a partir da próxima semana, visitar não só as cidades afetadas este ano, mas também as que já passaram problemas semelhantes. “Temos um foco primário que é o de ir a Teresópolis e as cidades vizinhas, já que este é um caso emergencial. Mas também queremos ver como os outros municípios estão hoje, após os problemas relatados”, acrescentou ele, que já está em contato com autoridades do Governo do estado para oferecer ajuda. “Estivemos com o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, que mostrou-se preocupado com o início do ano letivo nestes locais, já que, em muitos casos, as escolas são usadas para abrigar as famílias necessitadas”, exemplificou. Para o parlamentar, a participação da Casa neste processo é fundamental. “Quero propor ao presidente da Casa que as unidades móveis das Comissões Permanentes sejam utilizadas, em parceria com o Governo do Estado, para oferecer serviços como a emissão de documentos”, disse.
Esta não é a primeira vez que o Parlamento fluminense se engaja em uma campanha como esta. Em dezembro de 2008, a Casa enviou donativos para municípios do Noroeste fluminense, que sofreram com as chuvas. Na ocasião, seis cidades fluminenses decretaram situação de emergência: Campos dos Goytacazes, Rio Bonito, Barra do Piraí, Silva Jardim, Paracambi e Carapebus, sendo que Campos e Rio Bonito foram os locais mais prejudicados. Segundo dados informados pelos próprios municípios através de relatórios, Campos chegou a ter 5.550 pessoas desalojadas e 2.450 desabrigadas. Em Rio Bonito, oito pessoas morreram, sendo que mil tiveram suas casas destruídas pelas chuvas. No ano passado, a Alerj enviou cestas básicas para as famílias desabrigadas após o desmoronamento do Morro do Bumba, em Niterói.

ARARUAMA SOLIDÁRIA ARRECADA DONATIVOS PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS


A Prefeitura Municipal de Araruama, através do “Araruama Solidária”, está arrecadando donativos para os moradores da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, vítimas do temporal que, esta semana, deixou centenas de mortos, desabrigados e desalojados em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Além de roupas (para adultos e crianças) e alimentos não-perecíveis, a presidente do “Araruama Solidária”, Paula Pêgas, lembrou que estão sendo arrecadados leite em pó, garrafas de água mineral, roupas de cama (lençol, cobertores, travesseiros), materiais de higiene (toalhas de banho, sabonete, pasta de dente, fraldas descartáveis, fraldas geriátricas, absorventes), brinquedos e outros.
- Ninguém está livre de uma tragédia, como essa que acometeu os municípios da região serrana. E o povo de Araruama é muito solidário. Tenho certeza que vamos conseguir mobilizar nossa população para esta campanha – comentou Paula.
O prefeito André Mônica também prometeu empenho de todo o governo nesta ação.
- Vamos mobilizar todos os setores da prefeitura, e fazer uma bela campanha de arrecadação. Para isso vamos usar a sede da prefeitura, do “Araruama Solidária” (Av. Nilo Peçanha, 352 – 2º andar, Centro) e todas as sub-prefeituras como postos de coleta – anunciou. Além dos prédios públicos, também funcionam como postos de coleta o Rotary Club de Araruama, e as Igrejas Universal do Reino de Deus e de São Sebastião (ambas no Centro da cidade).


RIO DAS OSTRAS: FEIRA DE ARTESANATOS E SHOPPING DE RUA INCREMENTAM TURISMO NA CIDADE


Além da natureza exuberante e das 15 praias que encantam os turistas, Rio das Ostras oferece outros atrativos. A Feirinha de Artesanato e o Shopping de Rua compõem do circuito “off praia” e são uma ótima opção de entretenimento e de boas compras. Na alta temporada, o faturamento das barraquinhas chega a ser três vezes maior, segundo expositores.

A Feirinha de Artesanato é um dos mais antigos atrativos turísticos da cidade. Antes de ocupar a Av. Amazonas, os artesãos já comercializavam seu trabalho na Praça São Pedro.
Hoje, a Feirinha conta com 48 artistas da cidade que expõem e vendem sua arte, organizados na Associação de Artesãos de Rio das Ostras, sob a administração da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Telas, artesanato em madeira, couro, prata, porcelana, estamparia, muita criatividade e talento com preços acessíveis. É isso que os visitantes da Feirinha podem encontrar todos os dias, das 19h às 24h.
Maria Helena Antunes Pereira, presidente da Associação, faz artesanato com madeira e está na Feirinha há 15 anos. Explica que o critério para conseguir espaço é ter um trabalho de bom gosto e diferenciado. “Hoje não temos espaço à disposição, mas sempre que abre alguma vaga, procuramos artesãos que façam coisas diferentes, porque quanto mais diversificada for a feira, mais visitantes ela atrai”.
Segundo ela, o período entre as festas de fim de ano até o Carnaval é o melhor em termos de faturamento. “Essa época, as condições climáticas são muito favoráveis e tem artesão que chega a triplicar o faturamento, em relação ao resto do ano”, disse Maria Helena.
Fernando Nimrichter está na Feirinha desde 2003 e faz sucesso com seu artesanato de madeira jateado com areia. Apesar de ser formado em eletrônica, ele hoje vive do artesanato e comemora a chegada da alta temporada. “Durante o ano preciso atender a encomendas de moradores da cidade e região para completar o orçamento. Mas, neste período, consigo duplicar meu faturamento com a chegada dos turistas, o que proporciona mais investimento na minha arte”, conta.


Shopping de Rua – Na continuação da Av. Amazonas fica o Shopping de Rua, que funciona também diariamente a partir das 18h. Com uma oferta mais diversificada de mercadoria, comporta mais de 100 barraquinhas.
Lá o visitante encontra roupa, brinquedo, bijuteria, óculos e muitas guloseimas. Um verdadeiro mercado ao ar livre.
Eliane Glória de Oliveira Silva trabalha há seis anos no shopping, comercializando roupas de fabricação própria. Ela acredita que a Av. Amazonas é um dos principais atrativos turísticos depois da praia e para quem trabalha lá, é um bom negócio. “Quem investe em mercadorias de boa qualidade e diferenciada conquista a clientela. Na alta temporada (de dezembro a março) o faturamento cresce em 50%”, disse Eliane.
Uma das mais conhecidas barraquinhas do Shopping de Rua é a da Tia Marlene, que trabalha com a família vendendo salgadinhos, doces e refrigerantes. “Eu e a minha família composta de 15 pessoas, vivemos da renda da feirinha. Trabalhamos todos os dias, chova ou faça sol, e somos muito queridos por aqui. Sou feliz em Rio das Ostras e gosto de trabalhar com o que mais gosto”, conta Marlene Silveira de Castro Pereira, que há um ano e meio sofreu um infarto e tem como receita da recuperação a atividade na barraquinha.

Serviço:

Feira de Artesanato

Av. Amazonas (próximo a orla)

Horários:

De abril a novembro – sextas, sábados e domingos – das 19h às 22h

De dezembro a março – todos os dias – das 19h às 24h

Shopping de Rua
Av. Amazonas (a partir da rodovia RJ-106)

Horários:

De abril a novembro – sábados e domingos – das 18h às 22h

De dezembro a março – todos os dias – das 18h às 22h





Nenhum comentário: