quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Deputado Sabino será Diplomado nesta Quinta Feira



O Deputado Estadual Riostrense,Alcebíades Sabino dos Santos que foi reeleito com uma expressiva votação nas últimas eleições em outubro chegando a quase 70 mil votos,será diplomado na próxima quinta-feira-16- em uma cerimônia que será realizada pelo TRE-RJ, a partir das 14h no Teatro Municipal na Cinelândia – Centro, Rio de Janeiro. Na ocasião serão empossados todos os eleitos no último pleito.
Sabino apareceu nas urnas de diversos municípios,mas foi em Rio das Ostras a sua grande vitória. O Parlamentar obteve mais de 50% dos votos em seu município tendo mais de 22 mil votos a frente do segundo colocado.


Rio das Ostras: Alunos recebem Diplomas de Cursos de Informática


Pais, professores e alunos da rede municipal de Rio das Ostras lotaram o auditório da Câmara Municipal, dia 9, para a formatura dos estudantes nos cursos de Monitor Voluntário e de Webdesign. Os cursos fazem parte da Gerência de Tecnologias Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação.
Estiveram presentes o prefeito Carlos Augusto, as secretárias de educação, Maria Lina Paixão, e de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho, o responsável pela Gerência de Tecnologia Educacional, Johnny Charles, além dos responsáveis pelos programas. Na oportunidade, 403 alunos receberam seus diplomas. Foram também certificados os formandos do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), da Casa de Educação, oferecido para os monitores de informática.
Johnny Charles falou sobre a conquista. “Todos estamos comemorando; essa cerimônia é a prova de que nossas ações têm significado na vida de muitas pessoas”,opinou.
ESCOLA E COMUNIDADE - Representando os formandos, o aluno Matheus Marlon, de 15 anos, que atua como monitor na Escola Municipal Pe. José Dílson Dórea, no Praia Âncora, falou sobre as experiências obtidas no programa. “É uma grande responsabilidade e muito gratificante contribuir para levar conhecimento aos outros”. A iniciativa foi além dos estudantes. Matheus e a colega Yasmin Lima, contribuíram para desenvolver oficinas de informática também para a comunidade, pais e funcionários das escolas. “É um projeto que abre portas e oportunidades para pessoas que nem conheciam um computador”, diz satisfeito o monitor.



O prefeito enalteceu o sucesso dos programas e o compromisso dos jovens, tanto em aprender como em ensinar o próximo. “Essa garotada aprende e ensina com o coração. O resultado é esse: já são profissionais e estão fazendo a diferença”, afirmou Carlos Augusto.

“Nossa proposta é dizer aos jovens que eles podem mais. Vocês sonharam e conseguiram”, disse a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.
A professora de webdesign Isabela Brandão fez uma homenagem especial à aluna Joyce de Vasconcellos, que se mostrou um exemplo de superação. “Ela enfrentou um problema durante o curso e pensou em desistir. Mas a determinação foi maior e ela mostrou que era capaz”, contou a professora.


Orgulhosos, os pais de Joyce elogiaram a determinação da filha e a oportunidade oferecida pela Prefeitura. “Acredito que a Joyce terá um futuro brilhante, ela é nosso maior orgulho. E a Prefeitura está incentivando jovens como ela a crescer e por isso Rio das Ostras tem uma Educação da melhor qualidade”, falou Tamarof de Melo, pai de Joyce, ao lado da mãe da aluna, Maria do Socorro Melo.

Também compuseram a mesa, na cerimônia, a subsecretária Hovênia Duarte, a professora da sala de informática Willa Costa e Claudia Helena Tavares, responsável pelo Núcleo Tecnológico Municipal.
PROGRAMAS - A Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE) desenvolve vários projetos que promovem a inserção da comunidade escolar na sociedade da informação e da comunicação. Entres esses programas estão o Pró-Interação (Print), que proporciona uma ajuda de custo aos alunos-monitores de informática, o de Webdesign, voltado para a formação dos estudantes, oferecendo uma base profissionalizante, e Monitor Voluntário, direcionado aos alunos com habilidades em informática que atuam nas escolas no desenvolvimento de projetos ligados ao uso da tecnologia.


PAPAI NOEL CHEGA A ARARUAMA EM TRENÓ UNIVERSITÁRIO


 O Natal chegou mais cedo em Araruama. Os alunos do transporte universitário do município, coordenados pelo Departamento de Gestão Escolar da Prefeitura de Araruama, distribuíram cerca de 800 brinquedos para crianças de escolas públicas da cidade. Este é o segundo ano de atuação do Trenó Universitário, que teve como parceira a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura.

Além dos brinquedos, os alunos das escolas Célia Castanho Jardim, na Vila Canaã; Sylvia Vasconcellos, Banqueiros; Luiz Antunes de Mendonça, Posse; e Joaquina Rangel, na Lagoa de Juturnaíba, receberam também a visita do Papai Noel, além de palhaços e animadores culturais.



ARARUAMA RECEBE DECORAÇÃO DE NATAL EM MATERIAL RECICLADO


A cidade de Araruama conta, neste ano, com uma decoração diferente para as comemorações de final de ano. A Prefeitura, através da Secretaria de Política Social e Trabalho, decorou toda a Praça da Bíblia, no Centro, com material reciclado, usando a criatividade não só para a economia, mas também para a preservação do meio ambiente. De acordo com as participantes do Projeto Mulheres Artesãs, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), esse projeto foi fundamental para a geração de renda dos alunos participantes.

Segundo prefeito André Mônica, esse é um projeto que já tem total apoio da Prefeitura. “Para o próximo ano vamos organizar uma grande arrecadação de material reciclável para que a decoração seja feita em toda a cidade. Esse é um trabalho maravilhoso que serve não só como decoração, mas que abrange áreas como economia, meio ambiente, educação, enfim. Nossas colaboradoras afirmaram que após esse trabalho voluntário, já receberema diversas encomendas para o Natal. Poder fazer parte desse grupo de trabalho e incentivar essa ação é maravilhoso”, afirmou.


Prefeitura de Rio das Ostras anuncia mais de três mil vagas em projeto esportivo



A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano e a Secretaria de Esporte e Lazer fizeram um convênio com a Equipe Grappling Fight Team, a maior academia de Jiu-Jitsu do Brasil. A assinatura do documento aconteceu dia 9, e marcou o início do Projeto “Arte Suave pela Paz”, idealizado pela equipe de professores da arte marcial, que são guardas municipais. O objetivo do projeto é oferecer aulas gratuitas a 3,5 mil moradores de Rio das ostras, com idade a partir de seis anos. As inscrições começam na terça-feira, dia 14, e se encerram quando as vagas forem preenchidas. O início das aulas está marcado para 15 de janeiro.
O Projeto Jiu-Jitsu - “Arte Suave pela Paz” será realizado duas vezes por semana, em seis pólos: Cidade Praiana, Jardim Campomar, Nova Cidade, Jardim Mariléa, Âncora, Mar do Norte e Rocha Leão.
A Secretaria de Ordem Pública será a responsável pela cessão dos professores, a Secretaria de Esporte e Lazer, pela estrutura física, e a GF Team, pela capacitação técnica da equipe de Rio das Ostras.
Segundo o coordenador do Projeto, Anderson de Almeida, os seis professores de Jiu-Jitsu que são guardas municipais participam de capacitações periódicas na escola da equipe GF Team. Ele explica que isso é resultado do projeto de ensino da arte aos filhos de guardas municipais, criado há alguns anos pela Secretaria de Ordem Pública. “A experiência foi tão boa que alguns moradores pediram e nós abrimos para que outras pessoas, sem qualquer vínculo com a Secretaria, pudessem participar”, disse De Almeida, destacando que ampliação dessa iniciativa resultou no Projeto Jiu-Jitsu - “Arte Suave pela Paz”.




TRADIÇÃO - O nome Jiu-Jitsu significa “Arte Suave”. O coordenador De Almeida, praticante da arte há 11 anos, declara que é perceptível a mudança de comportamento em muitos praticantes. “O Jiu-Jitsu trabalha tanto a parte física quanto a psicológica. Dessa maneira, percebemos que muitos alunos melhoram suas condutas diante da família, além de serem influenciados na melhoria do rendimento escolar”, explicou.

A Equipe Grappling Fight Team foi criada em 1996, na Universidade Gama Filho e hoje possui representantes em diversos Estados do Brasil e nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
De acordo com o site oficial, apesar de se tornar mais popular no Japão, a história do Jiu-Jitsu começou na Índia, há mais de dois mil anos atrás. A arte marcial chegou ao Brasil em 1917 e foi difundida pela família Gracie.

Prefeitura reforça número de guarda-vidas nas praias de Rio das Ostras


A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano está capacitando os guardas municipais que atuarão como guarda-vidas durante os feriados de Natal e Réveillon, além da alta temporada. Mais 10 profissionais passaram a integrar o efetivo de 18 homens que já trabalhavam na função para suprir a demanda do município. Ao todo, 28 servidores municipais vão estar presentes nas 14 praias e três lagoas da costa riostrense, das 8h às 19h30. Para auxiliar os guarda-vidas, uma lancha estará à disposição da equipe de ronda no mar. O objetivo é fiscalizar a área para que pequenas embarcações e jet skis não se aproximem da faixa de banhistas.
“Além do reforço que fizemos no efetivo que vai atuar no trânsito de Rio das Ostras, entendemos que é primordial o reforço também no mar, já que o efetivo do Corpo de Bombeiros é insuficiente para atender o movimento de todas as praias”, justificou o secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, lembrando que o município, na alta temporada, chega a receber cerca de 200 mil turistas.



A novidade este ano é que a Secretaria recrutou alguns novos servidores do último concurso público da Prefeitura, que em teste e entrevista, confirmaram pré-disposição para o nado. É o caso de Suelen Venâncio, que está em treinamento para ser incorporada ao efetivo permanente da Guarda Municipal. Ela foi direcionada à atuação como guarda-vida por já nadar profissionalmente. Suelen participa há cinco anos do Projeto Natação no Mar, da Secretaria de Esporte e Lazer. “Já sou bem familiarizada com as praias de Rio das Ostras, embora a capacitação que estamos recebendo esteja sendo de extrema importância para aprender a atuar em casos de emergência, como em um resgate no mar”, declarou a recruta.

CAPACITAÇÃO PERMANENTE - Ao longo de todo este ano, os guardas participaram de diversos treinamentos para se prepararem para o verão. O inspetor de Segmento Ambiental, Tenente Rangel, explica que a Secretaria de Ordem Pública está atenta para ensinar novas técnicas para a atuação exitosa dos guarda-vidas.
Segundo Rangel, os principais acidentes com afogamentos são ocasionados por embriaguez, falta de conhecimento do banhista em relação ao mar e falta de preparo físico.

Liderado por Cesar Cielo, Brasil busca atuação histórica no Mundial de Dubai


RAPHAEL THUIN- NICOLAS SANTOS- PATRICIA AMORIM (PRESIDENTE DO FLAMENGO)CESAR CIELO


Em 2006, ano da última edição do Mundial em piscina curta, em Xangai, Kaio Márcio foi o único nadador brasileiro a subir ao pódio. Quatro anos depois, porém, a seleção pode garantir uma atuação histórica tanto em quantidade quanto em qualidade, em Dubai. Com 27 atletas e liderado pelo campeão olímpico Cesar Cielo, o Brasil tem boas chances de medalha na competição que vai de quarta a domingo, nos Emirados Árabes.

O país soma 21 medalhas na história do Mundial em piscina curta. O melhor desempenho foi em 1995, no Rio de Janeiro, quando a equipe liderada por Gustavo Borges e Fernando Scherer conquistou três ouros, duas pratas e um bronze. O desafio da geração 2010, que fez aclimatação no Kuwait, será superar essa marca.
Além de Cesar Cielo, que disputará quatro provas (50m e 100m livre e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley), a seleção tem boas chances de medalha em todos os nados: Felipe França (peito), Guilherme Guido (costas) e Kaio Márcio (borboleta). Já Thiago Pereira, que optou em priorizar a Copa do Mundo, está fora da disputa em Dubai.
Os principais destaques estrangeiros serão os franceses Fred Bousquet, que volta após suspensão por doping, e Alain Bernard; os alemães Steffen Deibler e Paul Biderman; a holandesa Inge Dekker; a italiana Federica Pellegrini; e os americanos Rebecca Soni e Ryan Lochte. Michael Phelps, no entanto, será o principal desfalque. Cielo acredita que terá vida complicada em Dubai.
- Os americanos são muito bons, os franceses também. Quem acomapanha a natação sabe que pelo menos seis estão na briga. Então, não será fácil.
Cielo duvida, então, em quebras de recordes no Mundial. O nadador, no entanto, ainda acredita.
- É difícil falar, mas espero que saiam (quebras de recordes). Estava lendo outro dia e vi que desde 1905 que um Mundial não tinha quebra de recordes. Uma quebra é sempre bem-vinda, mas realmente não sei o que fazer.


Felipe França, um dos principais nomes da equipe, no entanto, está confiante. O nadador foi para Dubai com a esperança de trazer novas marcas na volta.

- Nos 50m e 200m peito, se eu estiver descansado como eu quero, tenho chances de 9 a 10 de conseguir
– disse o especialista em nado de peito, que, em 2009, chegou a garantir a melhor marca do mundo nos 50m peito (em piscina longa).
A competição em piscina de 25 metros dará 5, 3 e 2 mil dólares (cerca de R$ 8,5, 5 e 3,5) para o ouro, prata e bronze em cada prova. Um recorde mundial garantirá mais $ 15 mil (cerca de R$ 25 mil) no bolso. As eliminatórias serão realizadas sempre pela manhã (4h no horário de Brasília) e as finais à tarde (13h no horário de Brasília), com transmissão do SporTV.

Diretor do Timão confirma acerto com Adriano. Falta o 'sim' do Roma




O casamento entre Corinthians e Adriano parece mais próximo de se realizar. Depende somente do aval da diretoria do Roma. Maior desejo da diretoria corintiana para a disputa da Taça Libertadores, o jogador desembarca no Brasil no dia 20. E apesar da presidente do clube italiano, Rosella Sensi, garantir que o atacante vai continuar na Itália, o novo diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, confirmou que o Timão já tem um acerto com o Imperador.

- O acordo que temos com o jogador é de um contrato de um ano – revelou o dirigente em entrevista à Rádio Bandeirantes.
No clube paulista, Adriano receberia cerca de R$ 400 mil mensais somente de salários. O valor é inferior ao que ele recebe atualmente na Itália, mas ainda assim é bastante elevado para o futebol brasileiro. Apenas Ronaldo e Roberto Carlos possuem vencimentos maiores no elenco corintiano.
Roberto de Andrade ressaltou que a decisão não está mais nas mãos do Corinthians. E afirma que a possibilidade da negociação ser fechada é de 50%.
- A chance que temos de fechar é a mesma de não fechar. Fico na torcida para que dê certo.
Pelo Twitter, na noite desta terça-feira, o empresário de Adriano, Gilmar Rinaldi garantiu que não falará mais sobre Adriano até o dia 20, quando o Imperador desembarca no Brasil.

'Quem não teve uma namoradinha que teve que abortar?', indaga Cabral


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse nesta terça-feira (14) que a atual legislação sobre aborto no país é uma “vergonha” e afirmou que há "hipocrisia" sobre o tema. Ele defendeu a ampliação dos casos em que a interrupção da gravidez é permitida. Atualmente, apenas mulheres vítimas de estupro e que correm risco de morte podem obter autorização judicial para fazer um aborto.

“O Brasil está dando certo, é aprofundar a democracia, vamos aprofundar a liberdade de imprensa, aprofundar a vida como ela é, discutir os temas que têm que ser discutidos. O aborto, por exemplo, foi muito mal abordado na campanha eleitoral. Será que está correto um milhão de mulheres todo ano fazerem o aborto, talvez mais, em que situação, de que maneira? Não vamos enfrentar, então está bom. Então o policial na esquina leva a graninha dele, o médico lá topa fazer o aborto, a gente engravida uma moça – eu não porque já fiz vasectomia e sou bem casado – mas engravidou... Quem é que aqui não teve uma namoradinha que teve que abortar?”, questionou o governador
Cabral deu as declarações durante discurso em um seminário organizado pela revista "Exame", em São Paulo, sobre oportunidades de negócios no Rio de Janeiro para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e em uma entrevista logo após o evento.

Na entrevista, Cabral foi questionado sobre a frase. Disse que estava falando de homens que tiveram namoradas que engravidaram e foram abortar em clínicas clandestinas. “Isto é a vida como ela é. Só que o sujeito de classe alta, ele tem uma clínica clandestina de aborto, mas em melhores situações”, afirmou.
O governador do Rio de Janeiro defendeu discussões sobre mudanças na legislação."Vamos encarar a vida como ela é. Acho que está faltando ao Brasil, neste momento, sem dispensar todo o acúmulo que tivemos nesses anos, aprofundar a democracia, os problemas, a legislação", declarou.
Cabral disse que a dicussão sobre o tema deve ser ampliada com a sociedade. "Vamos discutir com a classe médica e as mulheres. Mas tem que ser ampliado [o debate]. Do jeito que está está errado, está falso, está mentiroso, hipócrita. É uma vergonha para o Brasil."
Ele comparou as restrições da legislação brasileira sobre o aborto com a de países onde a religião tem uma influência maior na esfera política. "Vamos pegar países onde a religião tem um peso significativo: Espanha, Portugal, Itália, França, Estados Unidos, Grã Bretanha. Será que esses países gostam menos da vida do que nós? Será que o povo inglês, francês, italiano, povo português, gosta menos da vida do que o povo brasileiro? Esse é o ponto", disse.
Segundo ele, entre 200 mil e 300 mil mulheres são atendidas anualmente em hospitais para reparar danos causados por abortos malfeitos.

"Ninguém é a favor do aborto, você é a favor do direito da mulher a recorrer a um serviço público de saúde para a interrupção de uma gravidez. Imagino que não tem nenhuma mulher no mundo a favor e nenhum homem. Mas uma coisa é uma mulher, por necessidade física, psicológica, orgânica, psiquiátrica, desejar interromper uma gravidez. Acho que o poder público tem que estar preparado para atender essa mulher. Isso é uma hipocrisia [não pemitir o atendimento]", opinou.

‘Fábrica de marginal’


Em 2007, em entrevista exclusiva ao G1 , Cabral havia defendido o aborto como forma de combater a violência no Rio de Janeiro. "Tem tudo a ver com violência. Você pega o número de filhos por mãe na Lagoa Rodrigo de Freitas, Tijuca, Méier e Copacabana, é padrão sueco. Agora, pega na Rocinha. É padrão Zâmbia, Gabão. Isso é uma fábrica de produzir marginal", declarou na época.
Cabral usou como argumento teses do livro "Freakonomics", dos norte-americanos Steven Levitt e Stephen J. Dubner, que estabelece relação entre a legalização do aborto e a redução da violência nos EUA.

TSE anula condenação, e Garotinho garante vaga na Câmara


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta terça-feira (14) que seja devolvido à primeira instância o processo em que o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR-RJ) tinha sido condenado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Com isso, a condenação foi anulada e a ação será julgada novamente. Cabe recurso.

Eleito com maior votação do Rio de Janeiro (694.862 votos), ele será diplomado nesta quinta-feira (16) e poderá tomar posse como deputado federal. Barrado pela Lei da Ficha Limpa, Garotinho concorreu com registro deferido por decisão liminar, dada pelo ministro do TSE, Marcelo Ribeiro. Antes da extinção da condenação, o ex-governador ainda tinha o mandato ameaçado, caso fosse confirmado como inelegível pelo TSE.
No entanto, por 4 votos a 3, os ministros do TSE decidiram que houve irregularidade na fase inicial do processo que condenou Garotinho e, portanto, a análise deverá ser feita novamente. Os ministros entenderam que o TRE do estado julgou a ação sem que houvesse manifestação da primeira instância. Isso porque o juiz eleitoral que primeiro analisou o caso não chegou a se manifestar sobre o mérito.

“Não se trata de questão de direito, mas de investigação. Salta aos olhos a transgressão ao devido processo legal. Temos algo que não apenas arranha o devido processo legal, mas fere de morte”, afirmou o ministro Marco Aurélio Mello. O relator do caso, ministro Marcelo Ribeiro, votou contra a devolução do processo à primeira instância.

Caso

O ex-governador do Rio de Janeiro teve o registro questionado pela Lei da Ficha Limpa devido a entrevista em programa de rádio com sua mulher, Rosinha Garotinho, na época, pré-candidata à prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ).
O TRE do estado liberou o registro de candidatura de Garotinho nas eleições deste ano com a ressalva de que a liberação só fosse validada até o TSE se pronunciar sobre a condenção por abuso de poder econômico. O Ministério Público Eleitoral (MPE) foi responsável pelo pedido de impugnação da candidatura de Garotinho por conta da condenação.

Tragédia Colorada: Vestiário parecia clima de Velório


Pablo Horácio Guiñazu, ao sair de campo após a derrota do Inter para o Mazembe por 2 a 0, ainda teve que esperar na beira do gramado para dar entrevistas. Ele olhou para o chão, passou a mão pelos olhos, esfregou a camisa no rosto. Estava arrasado.
Rafael Sobis, talvez o jogador mais brincalhão do Inter, caminhou lentamente por um corredor da zona mista. Parecia ir para uma execução. Olhava fixamente para o nada. Ao ser entrevistado, soltava uma voz baixa, quase inaudível. Não acreditava no que havia acontecido.
Paulo César Tinga carregava fones de ouvido que pareciam pesar uma tonelada. Soltar um sorriso ao ver Andrezinho dando entrevista para uma TV sul-coreana foi um segundo de exceção. Colorado desde criança, ele sangrava por dentro.
Eles estavam à beira da depressão. São todos protagonistas de um dos maiores fiascos da história do Inter. E sofrem por isso.
- Eu posso falar, com toda a certeza, que não tem nenhum torcedor colorado mais triste do que eu. Até pode ter igual, mas mais triste do que eu não tem – disse Tinga.
Os jogadores choraram no vestiário. Ainda dentro de campo, desabaram com um golpe sem tamanho. Nei se agachou no gramado. Celso Roth teve outra feição no rosto: de incredulidade.
- Estamos todos muito abalados. É um clima de velório – afirmou o vice-presidente de futebol do Inter.
Dureza vai ser ter que encarar a disputa do terceiro lugar. O churrasco na casa de Abel Braga, o passeio programado pela cidade, tudo fica em dúvida com a eliminação.
- Para mim, o Mundial acabou – resumiu Alecsandro.

Gremistas saem às ruas de Porto Alegre para festejar derrota do Inter


Pouco mais de nove quilômetros separam os estádios Olímpico e Beira-Rio em Porto Alegre. E, nesta tarde de terça-feira, parecia até mesmo que ambos faziam parte de mundos absolutamente paralelos, tamanho o contraste entre as pessoas que por eles passavam.Do Beira-Rio emigravam milhares de colorados, acabrunhados após a derrota do Inter para o Mazembe por 2 a 0. Ali, no ginásio Gigantinho, assistiram ao jogo reunidos em frente a um gigantesco telão. Com o resultado inimaginável, que alijou o time do bicampeonato mundial, voltaram para suas casas abatidos.

Bastava aproximar-se do Olímpico, entretanto, para ingressar em um cenário completamente diverso.

De longe eram observados os foguetes estourando no céu, e ouvidos os estrondos das explosões festivas.
No bar em frente ao Largo dos Campeões, acesso à casa tricolor, dezenas de gremistas comemoravam.
- Arerê Mazembê! - gritavam os gremistas, eufóricos.
De camisas do Grêmio, com bandeiras tricolores, torcedores usavam até instrumentos musicais. A banda dos torcedores estava ali para embalar os festejos.







Nenhum comentário: