sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Prefeitura valoriza inclusão social nas escolas

Alunos da Escola Municipal João Bento Duarte Neto conhecem de perto um dia de trabalho do prefeito Sabino

 Dentro da política de inclusão social de Rio das Ostras, o encontro do prefeito Sabino e do vice, Gelson Apicelo, com os alunos da Escola Municipal João Bento Duarte Neto, nesta quinta, 29, contou com a ajuda de duas intérpretes da linguagem de sinais (Libras). A reunião faz parte da agenda permanente do chefe do Executivo com estudantes da rede municipal, para ouvir sugestões e reivindicações dos jovens. 

As professoras de linguagem de sinais Renata Gomes e Evelyn de Lima traduziram as informações para cinco alunos com problemas auditivos e de fala, para garantir que todos os presentes pudessem se expressar. 

Os alunos puderam apresentar as prioridades que merecem atenção do poder público municipal e falaram de dificuldades a serem resolvidas. A partir desse encontro, foi possível solucionar a falta de espaço para aula de educação física e os alunos passam a usar a quadra de esporte do CIC de Nova Esperança. 

De forma bem descontraída, o prefeito falou da responsabilidade de administrar o município e do seu dia a dia. Os estudantes até posaram para fotos sentados na cadeira do prefeito. 

INCLUSÃO - Uma das estudantes pediu aulas de linguagem de sinais, para que possa conversar com colegas com problemas auditivos. Atendendo à sugestão, o prefeito se comprometeu a estudar a inclusão desta entre as atividades extraclasse. Ele também assumiu o compromisso de viabilizar aparelhos auditivos para os estudantes que necessitam. 

A unidade reúne cerca de 500 alunos, do 2º ao 5º ano do primeiro segmento, além da Educação de Jovens e Adultos. De acordo com a diretora Dayse Mello Santana, cerca de 10% dos alunos apresentam algum tipo de necessidade especial. Para atender a esse grupo, a escola conta com profissionais qualificados em educação inclusiva. Na próxima semana começa novo curso para os educadores que desenvolvem trabalhos com alunos portadores de necessidades especiais.

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