quarta-feira, 27 de março de 2013

Música e poesia à luz de velas na Hora do Planeta


Rio das Ostras escolheu música, poesia e prosa para marcar a Hora do Planeta, ação realizada ao mesmo tempo, no mundo todo, no último sábado, 23, quando as cidades apagaram suas luzes por uma hora como uma proposta de reflexão sobre os riscos do aquecimento global. O evento é uma iniciativa da ONG WWF Brasil e, no Município, foi realizado pela Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, na Casa de Cultura Bento Costa Junior. 

Foto de pessoas lendo poemas a luz de velas e tochas durante o evento da hora do planeta
Sob as chamas das velas e tochas, o evento em Rio das Ostras ganhou um clima de aconchego e união. Nessa ação, o município esteve ao lado de mais de 7 mil cidades no mundo, em 150 países. 

Tatá Costa, responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura, chamou a atenção para a importância de a cidade fazer parte dessa corrente em prol do Planeta. Tatá, que também é músico, embalou os participantes com canções brasileiras sobre natureza, os recursos do Brasil e os impactos da ação do homem, como a música “Um índio”, de Caetano Veloso, “Sobradinho”, da dupla Sá & Guarabira e “Terra, planeta água”, sucesso de Guilherme Arantes. 

Poetas declamaram o amor ao planeta e a importância da união pela manutenção dos recursos naturais e da vida. Aberto à participação de todos, quem quis pode expressar ideias e reflexões sobre a data. 

Adriana Izidoro, coordenadora do Projeto Leitura Viva no município, destacou a importância de repensarmos os hábitos de consumo pelo bem do Planeta. 

PARTICIPAÇÃO – Prestigiram o evento, a subsecretária do Ambiente, Alice Guida, os escritores Anacris da Mata, Maria José Moreira, Armando e Nely Machuy, a coordenadora do clubinho ecológico do Projeto Leitura Viva, Rosilene dos Santos, entre dezenas de pessoas. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Rio das Ostras de Cultura e da Casa de Leitura Casimiro de Abreu - Projeto Leitura Viva.

Nenhum comentário: