terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RIO DAS OSTRAS:Mutirão contra a dengue chega ao Jardim Mariléa


Foto dos agentes de saúde buscando focos do musquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realizou nos dias 18 e 19, sexta e sábado, mais um grande mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue. Desta vez, a ação envolvendo cerca de 250 agentes de saúde e da Defesa Civil aconteceu em Jardim Mariléa. Rio das Ostras já tem 354 casos suspeitos da doença, e Nova Esperança ainda concentra a maior parte dos focos, cerca de 30%. 

A funcionária pública Tania Pessanha avaliou positivamente o trabalho realizado pelas equipes de combate à dengue. “Esse é um excelente trabalho, pois, conscientiza, alerta e orienta a população sobre a importância de combater a dengue”, comentou, lembrando que a visita das equipes, quando feita aos finais de semana, facilita o acesso às residências que em sua maior parte ficam fechadas de segunda à sexta-feira. Compartilhando da mesma opinião, o pedreiro José Carlos destacou o trabalho do poder público em Mariléa. “Há tempo não recebíamos essa atenção aqui no nosso bairro” comentou. 

Esta semana serão duas grandes ações no município. Nos dias 24 e 25, quinta e sexta, as equipes atuarão em Extensão do Bosque. No sábado, dia 26, o trabalho será concentrado na localidade do Recreio. A participação da população continua sendo de extrema importância para evitar o aumento dos casos de dengue. Cada morador deve fazer a sua parte e evitar o surgimento de novos focos do mosquito. 

O trabalho de combate à dengue também conta com apoio dos carros “fumacês” percorrendo as localidades com maior incidência do aedes aegypti, geralmente no final do dia e durante a madrugada, seguindo uma programação estabelecida pela coordenação de combate à dengue: segunda-feira - Nova Esperança e Liberdade; terça-feira – Nova Cidade e Gelson Apicelo; quarta-feira – São Cristóvão, Parque Zabulão e Centro; quinta-feira – Cidade Praiana; sexta-feira – Âncora; sábado – Âncora e Cláudio Ribeiro. 

CENTRO DE HIDRATAÇÃO - Nove centros de hidratação de dengue já foram montados pela Secretaria de Estado de Saúde nestas três primeiras semanas de 2013, sempre com o objetivo evitar a ocorrência de casos graves e de óbitos. O município de Rio das Ostras também contará com mais essa estrutura de tratamento. O espaço, com 10 leitos e capacidade para atender até cem pacientes por dia, contará com médico, enfermeiro e três técnicos de enfermagem em regime de 24 horas, sendo disponibilizado à população a partir da próxima quarta-feira, dia 23, em local anexo ao pronto-socorro, que funciona na Rua Laércio Lúcio de Carvalho, nº 1075, no Parque Zabulão. O Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, confirmou presença na abertura do centro de hidratação.

Nenhum comentário: