quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

RIO DAS OSTRAS: Prefeitura fecha o cerco contra a Dengue


Foto dos agentes de saúde se preparando para o combate a dengue

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realizou nesta quarta-feira, dia 16, o dia “D” combate a dengue em Nova Esperança. Um verdadeiro batalhão, reunindo cerca de 250 agentes de saúde e cerca de 10 pessoas da Defesa Civil, foi convocado para atuar em aproximadamente 3 mil e 200 imóveis cadastrados na localidade. O trabalho agora conta também com o carro “fumacê” que vai percorrer todo o município. Até o final do dia, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Andreia Bellei apresentou um resultado parcial onde foram detectados cerca de 80 focos do mosquito nas residências visitadas.

Foto de um agente de saúde mostrando uma larva de mosquito da dengueO município de Rio das Ostras tem notificado, até a presente data, 184 casos da doença. Andreia Bellei destacou que os trabalhos foram iniciados em Nova Esperança, devido ter sido constado a maior incidência dos focos. Dos casos suspeitos no município, 52 se concentram nesta localidade.

Nesta quinta, dia 17, as equipes estarão atuando no Centro. Na sexta, dia 18 e sábado dia 19 o mutirão acontece no Jardim Marilea. Os trabalhos serão feitos em todo o município, considerando que esta é uma grande preocupação da atual Administração Municipal, destacou a subsecretária em Vigilância em saúde.

Para reforçar os trabalhos de combate aos focos do mosquito, as equipes começaram a contar com um reforço do carro fumacê, que passa a circular nos bairros, geralmente no final do dia e durante a madrugada. Nesta quinta-feira, o carro fumacê, para bloqueio da transmissão da doença, acontecerá em Cidade Praiana e, na sexta, no Âncora. Já no sábado, o trabalho será feito no Âncora e Claudio Ribeiro, sempre de forma criteriosa e seguindo as estatísticas apontadas pelo mapa de risco, destacando as localidades com maior índice de infestação. Essa determinação também tem como base uma preocupação ambiental, evitando assim, o uso desnecessário de inseticida.

Monitora Dengue - O projeto Monitora Dengue foi lançado pelo Governo do Rio de Janeiro nesta terça-feira (15), em evento no Palácio Guanabara, com o objetivo de garantir que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito. A ação consiste na distribuição de smartphones aos agentes municipais para fazer o preenchimento de informações sobre os locais visitados e a situação dos domicílios e, assim, georreferenciá-los.

O Rio de Janeiro é o primeiro local do país a utilizar em escala estadual um sistema de captação de dados em tempo real no combate à dengue. A tecnologia deve auxiliar na elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para as ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade.

Prefeitos e secretários municipais de Saúde de todo o estado foram convidados para o evento. O secretário de Saúde de Rio das Ostras esteve presente, juntamente com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Andreia Bellei, e conheceram de perto as ações Rio Contra Dengue 2013, incluindo a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, tom de alerta para governos e população para evitar uma epidemia da doença.

Nenhum comentário: