quarta-feira, 30 de março de 2011

INDICAÇÃO DE SABINO GARANTE POSTO DO DETRAN PARA RIO DAS OSTRAS

Inauguração acontece na Terça Feira 5 de Abril

Rio das Ostras ganhará na próxima terça-feira, dia 5, um posto do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran). A negociação para que o município recebesse a unidade começou em 2009, quando o deputado Sabino (PSC) entregou ao presidente do Detran, Fernando Avelino, a indicação legislativa nº 3580, que visava a instalação do serviço na cidade.
"De acordo com os dados do IBGE, a população de Rio das Ostras ultrapassa hoje o número de cem mil habitantes, então é mais do que justo que a cidade tenha os principais serviços púbicos, adequando-se a este crescimento populacional. O meu objetivo com esta indicação sempre foi facilitar e agilizar a vida dos riostrenses", afirma Sabino.
O Posto do Detran oferecerá serviços de habilitação, primeira e segunda via de identificação civil, vistoria, renovação da carteira de motorista, correção de dados das identificações, comunicação e devolução de carteiras perdidas, roubadas ou furtadas, emplacamento e cadastramento de veículos através do Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT). Com isso, os moradores de Rio das Ostras não precisarão mais deslocar-se até municípios vizinhos para adquirir os principais serviços oferecidos pelo Detran.
A inauguração acontecerá a partir das 10 horas, no Centro de Cidadania, localizado na Avenida das Casuarinas, nº 595, Bairro Âncora.

XVI Ostrascycle tem recorde de participantes



O Encontro Internacional de Motociclistas - Ostrascycle, promovido pela Prefeitura de Rio das Ostras, a cada ano se consolida como um dos melhores eventos do gênero no Brasil. Nesta 16ª edição, que aconteceu de 24 a 27 de março, o Ostrascycle provou seu sucesso. Superando as expectativas, este ano foram cadastrados 730 motoclubes e mais de 60 mil pessoas curtiram o evento ao som dos motores e do melhor do rock´n roll nacional e internacional.
“O Ostrascycle é imbatível. O melhor do Brasil”, diz o motociclista Flávio Faria, do motoclube Águias da Liberdade, de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. “A cidade tem toda a infraestrutura para nos receber bem, praias maravilhosas e os shows sempre são muito bons”, completou outro membro do Águias da Liberdade, Hélio de Oliveira. Eles viajaram quase 500 quilômetros especialmente para o evento.
Ainda de mais longe veio Luiz Gonzaga Fraga, o “Gonzagão”, que percorreu os 1350 quilômetros que separam Brasília de Rio das Ostras para curtir o Ostrascycle. “Venho com meu triciclo todo ano, não perco uma edição. Desde que vim ao primeiro, me apaixonei e não parei mais”, diz sorridente o aposentado, completando que no mês que vem, segue para Argentina para outro encontro de motos e triciclos.
Além deles, representantes de motoclubes de cidades como Parnamirim, no Rio Grande do Norte, Petrolina, em Pernambuco, Osório, em Rio Grande do Sul, Navegantes, em Santa Catarina e Ilhéus, na Bahia, ao lado de municípios fluminenses e outras centenas de cidades brasileiras prestigiaram a festa, que cresce a cada ano.
“Mais um ano o evento supera nossas expectativas. As pousadas estão cheias e o público, muito satisfeito com a festa. Conquistamos ainda mais participação que no ano passado. O Ostrascyle é um sucesso confirmado”, afirma o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Alan Machado.
MOTO E SOM – A principal rua de Costazul, Av. Roberto Silveira, onde acontece o encontro, ficou lotada de motociclistas, suas máquinas e os admiradores das motos. Das mais caras até as mais simples, as motocicletas são um show à parte. “Venho ao Ostrascyle para ouvir o som das bandas e o ronco dos motores. Também para admirar essas motos, sonhando que ainda vou ter uma!”, conta empolgado o estudante André Turive.
A estrutura de três palcos apresentou rock para todos os gostos. Ao todo, 19 bandas agitaram o público do Ostrascycle, do rock gospel da PDA até o som caricato do Velhas Virgens, passando por grupos já conhecidos dos motociclistas como a Faixa Etária e Segredo de Estado.
O encontro é uma oportunidade de confraternização dos motociclistas e também de render homenagens as pessoas que colaboraram para que o Ostrascycle fosse um sucesso.
O público ainda teve chance de saber mais sobre a dengue e como se prevenir. De olho no controle da doença, a Secretaria de Saúde montou um estande no evento com um minilaboratório, onde crianças e adultos conheceram de perto as larvas do mosquito transmissor e seus predadores. Ainda receberam folders informativos.
RENDA – O Ostrascycle é um dos eventos que mais movimenta a economia da cidade. É também uma oportunidade de geração de renda para os integrantes dos programas sociais da Prefeitura, por meio da venda de seus produtos de artesanato. Além disso, 10% do valor obtido com a venda das camisetas foram destinados à APAE –Rio das Ostras. A instituição vai aplicar a renda nos projetos de inclusão dos excepcionais.


PREFEITURA BENEFICIA MAIS DE 200 FAMÍLIAS NO LIBERDADE

No próximo dia 8 de Abril, mais de 200 famílias moradoras da localidade do Liberdade serão beneficiadas em Rio das Ostras pelo Programa de Regularização Fundiária da Secretaria de Planejamento. O Prefeito Carlos Augusto irá entregar os títulos de Legitimação de Posse em uma cerimônia realizada a partir das 15h na sede administrativa, como parte da programação de aniversário de 19 anos da cidade.

Implantado no município em 2008, inicialmente na localidade de Nova Esperança, o Programa faz parte da política de desenvolvimento urbano promovendo a dignidade das famílias mais carentes que moram em áreas de posse e que passarão a ter seu lote garantido e legalizado, com escritura definitiva.
De acordo com Carlos Augusto, o Programa tem cumprido seu objetivo e será estendido. “O nosso trabalho não vai parar. Vamos estender esse benefício a outras localidades. Esse é um compromisso que tenho com a população de Rio das Ostras”, garantiu.


                                                          Jaqueline: O Título de Posse representa muito para mim

Os moradores do Liberdade estão satisfeitos com a atuação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, nas questões relativas a Regularização Fundiária. Para Moacyr Bueno, morador da localidade há 11 anos, este título é muito importante. “A participação e o empenho da Prefeitura foram fundamentais para esta conquista. Agora tenho certeza de que o terreno é meu porque vai estar devidamente regularizado”, disse.
Morando há 14 anos no Liberdade, Jaqueline da Silva Gomes garante que a criação do Programa de Regularização Fundiária foi excelente porque beneficia muitas famílias que passam por dificuldades com relação a documentação de seus terrenos. “Esse título de legitimação representa muito para mim porque o meu terreno estava com um problema na justiça há mais de cinco anos. Graças a Prefeitura , tenho certeza que agora a casa é minha”, informou.



                                        Seu Moacir diz que o empenho da prefeitura foi fundamental para esta conquista

Nova Esperança – Tendo em vista que toda a área do Nova Esperança era pertencente à União, a Prefeitura de Rio das Ostras espera a liberação do Registro Imobiliário Patrimonial da Secretaria de Patrimônio da União para completar a transferência de títulos dos moradores daquela região.
Nas demais áreas de atuação, o Programa está sendo executado conforme a Lei 11977/2009 que garante autonomia aos municípios para legitimar os terrenos dos moradores, desde que suas residências não estejam localizadas em áreas dos governos Estadual ou Federal.

 
SECRETARIA DE SAÚDE PREPARA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE


A Prefeitura de Rio das Ostras está intensificando o trabalho de controle da dengue. A Vigilância em Saúde programou mutirões nas localidades com maior incidência da doença. Depois de Nova Cidade, agora é a vez do Praia Âncora receber, de 12 a 16 de abril, equipes que vão levar orientações aos moradores, além de identificar e eliminar focos e criadouros do mosquito. A Secretaria de Saúde vai montar uma tenda no bairro para receber solicitações de visitação a residências e denúncias.
O mutirão inclui o trabalho da Secretaria de Serviços Públicos na limpeza de terrenos, com caminhões e retroescavadeira. Como forma de atrair a atenção dos moradores para a dengue, o mascote Ostrinha vai prestigiar o trabalho e deve repetir o sucesso que faz entre crianças e adultos nos eventos em que participa. Haverá ainda distribuição de material informativo à população.
TRABALHO CONTÍNUO – A Secretaria de Saúde trabalha diariamente no combate ao mosquito transmissor e no atendimento aos pacientes com sintomas. Todos os imóveis do município são inspecionados e vistoriados. Os guardas sanitários orientam os moradores e identificam possíveis focos. Também colocam telas em caixas d´água e utilizam o larvicida em reservatórios com água parada que não possam ser eliminados. As equipes vistoriam residências de pessoas que procuram a rede municipal com sintomas da dengue para que familiares e vizinhos não sejam vítimas da doença.
Para controle do mosquito, há ainda utilização de pulverizadores em áreas externas, como o fumacê, e dentro das residências, onde houver necessidade, com utilização do equipamento Aero System.
A Vigilância em Saúde promove ainda vários projetos educativos envolvendo crianças, jovens e adultos. Teatro, música, dança, palestras e ações itinerantes nas ruas e praças são algumas das iniciativas de sensibilização da comunidade para prevenção desse mal.

DEPUTADO SABINO SOLICITA UNIDADES DA FAETEC PARA RIO DAS OSTRAS E OUTROS MUNICÍPIOS DO INTERIOR



Na manhã desta quarta-feira, dia 30, a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa (Alerj) recebeu o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), o professor Celso Pansera. O deputado Sabino participou da reunião e aproveitou a oportunidade para fazer algumas reivindicações, dentre elas, a reabertura de cursos profissionalizantes do setor pesqueiro e a implantação de unidades da Faetec nos municípios de Rio das Ostras,Casimiro de Abreu, Tamoios e Cabo Frio.
A Faetec oferece educação profissional gratuita em diversos níveis de ensino para a população do Estado do Rio de Janeiro. Essa estrutura de ensino apresenta de modo primordial a educação técnica como um pilar
relevante na formação do indivíduo, sendo assim, o aluno pode optar por uma gama variada de cursos técnicos em diversas áreas. Para os alunos de nível superior também são oferecidos inúmeros cursos, além dos cursos de idiomas, informática, telemarketing e vendas, com duração média de quatro meses.

Sabino acredita que é preciso reabrir as escolas de pesca do Estado para recuperar o interesse dos jovens pela atividade pesqueira. "O setor pesqueiro está em crescimento e temos que cobrir a falta deprofissionais especializados no mercado. Por conta disso, temos que viabilizar a reabertura dos cursos profissionalizantes nesta área, expandindo também as oportunidades de empregos no futuro", conclui o deputado. Em resposta, o presidente Celso Pansera afirmou que serão tomadas as providências para garantir aos pescadores o direito aos cursos de profissionalização.

Quando o deputado também solicitou a abertura de uma unidade da Faetec em Rio das Ostras, destacou a importância de criar novas oportunidades de emprego na região, facilitando o acesso ao mercado de trabalho para os moradores. "Temos que recolocar esses trabalhadores no mercado, dentro do plano estratégico de desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro", afirma Sabino. Pansera correspondeu positivamente ao pedido do deputado e pediu que a prefeitura de Rio das Ostras ofereça uma área de no mínimo 800 metros quadrados, para que seja construída a unidade.



Nenhum comentário: