quarta-feira, 27 de março de 2013

A Voz : 17 anos de coragem e defesa da população de Rio das Ostras.

Jornalistas do Clube dos Profissionais de Imprensa de
 Rio das Ostras e Casimiro de Abreu Fundado em 2000.
Era o dia 15 de Março de 1996 quando a primeira edição do Jornal A Voz — caracterizada como “número 01” —, ganhou as ruas de Rio das Ostras. Surgia, há 17 anos, um jornal novo com tiragem de apenas 1000 exemplares, contendo 8 páginas no modelo Tabloide, Preto e Branco , que influenciaria profundamente a vida social e política do município e se transformaria naquela época no semanário mais influente da cidade .
Jornalista Ronaldo Menezes recebendo o título de cidadão
Riostrense das mãos do vereador NINI. 
Com a visão de um Jornalismo de opinião pautado na responsabilidade social, o jornalista Ronaldo Menezes fundou A Voz, com o objetivo de inserir em Rio das Ostras, um novo meio de comunicação informativo e preparado para ser a voz de uma cidade que ainda engatinhava recém-emancipada do município de Casimiro de Abreu, mas que já sofria com uma mácula que manchou fortemente o início de sua história que foi o assassinato do primeiro prefeito Claudio Ribeiro em fevereiro de 1996.
Naquele período, a informação era algo tratado sem responsabilidade e a verdade era uma incógnita. Cartas anônimas circulavam pela cidade e tinham como objetivo semear informações relacionadas à política do município. Muitas dessas informações corriam as ruas de Rio das Ostras e algumas mentiras ou informações aumentadas, ganhavam status de verdade absoluta e era multiplicada pela boca do povo. A Cidade estava carente de um jornalismo sério com uma identidade definida e com a coragem de levantar uma voz popular e foi pensando em construir essa ferramenta, que o Jornalista Ronaldo Menezes levantou os pilares do periódico A Voz de Rio das Ostras.

Jornalista Ronaldo Menezes assinando a Posse como Presidente
do Clube dos Profissionais de Imprensa de Rio das Ostras.
O Preço desse compromisso, fez com que o jornal sofresse algumas retaliações iniciais em resposta ao posicionamento jornalístico adotado, principalmente com a cobertura das investigações relacionadas ao assassinato do então prefeito Claudio Ribeiro. Políticos e grupos que dominavam a cidade com base em intimidações e autoritarismo investiram fortemente contra o jornal e seu editor chefe. 
No ano de 1997, a sede do jornal teve os vidros da frente apedrejados e a residência do editor constantemente rodeada por intimidadores que também utilizavam telefonemas com ameaças. No dia em que foram condenados os mentores do assassinato de Claudio Ribeiro no fórum de Niterói, a equipe de reportagem do Jornal A Voz composta por um fotógrafo, o editor chefe e uma jornalista estagiária, foi ameaçada por um grupo que acompanhava os acusados, afirmando para terem cuidado com a estrada e com o que iria ser publicado no Jornal. Com ousadia e muita fé em Deus, a equipe seguiu seu caminho e na mesma madrugada foi preparada a edição daquela semana que estampou em sua capa uma matéria informando a população de Rio das Ostras sobre a condenação dos mentores do crime que chocou a cidade.

A Política de Rio das Ostras.

Nesses dezessete anos de fundação, o jornal A Voz de Rio das Ostras acompanhou de perto toda a história política do município. Desde 1996, foram cobertas cinco eleições municipais e inúmeros embates políticos que movimentaram a cidade.
Em outubro de 1996, Rio das Ostras tinha uma população com menos de 30 mil habitantes e essa pequena população, saiu às ruas para comemorar a vitória de Alcebíades Sabino dos Santos no pleito eleitoral para prefeito. Era o início de um novo tempo para a cidade que de maneira democrática, escolheu um novo nome que iria trazer de volta a credibilidade do poder público municipal que estava manchado com denúncias de crimes e manipulação envolvendo políticos. O salário dos servidores públicos estava atrasado e não havia motivação no corpo de profissionais da prefeitura.
Naquela época, a Câmara municipal de Rio das Ostras funcionava no centro em um local onde atualmente funciona o prédio da ONDA onde acontecem os cursos de artes da Fundação Rio das Ostras de cultura. Fatos polêmicos eram constantemente a pauta das sessões ordinárias e o Jornal A Voz, levava esses fatos até o conhecimento popular e em alguns casos, não agradava aos nobres Edis que procuravam a redação do jornal para reclamar das matérias publicadas.
No decorrer dos anos, o jornal A Voz acompanhou a mudança de poder tanto no legislativo quanto no executivo e toda a história política da cidade. Homens que se sentiam “super poderosos”, perderam o “poder” e o mandato e hoje estão afastados da política.

Conquistas Importantes

Na luta para promover um jornalismo identificado com a população de Rio das Ostras, o Jornal A Voz teve o privilégio de acompanhar o desenvolvimento e a transformação de um distrito com menos de 30 mil habitantes, em uma cidade referência do interior do Estado do Rio de Janeiro.
No primeiro mandato do prefeito Alcebíades Sabino, 70% da cidade teve as ruas asfaltadas, o centro de Rio das Ostras passou por um processo de urbanização moderno. Escolas, creches, praças, postos de saúde e quadras poliesportivas foram construídos. Acompanhamos também a construção do Hospital Municipal em 2004, a inauguração da atual sede administrativa da Prefeitura, a chegada da Universidade Federal Fluminense em 2003 com um projeto inicial que previa a construção de um Polo moderno que atenderia as necessidades dos alunos e dos profissionais que nele trabalhariam, mas que infelizmente por guerras políticas não foram colocados em prática. O Jornal também acompanhou a Criação da Zona Especial de Negócios-ZEN- que trouxe para o município dezenas de empresas que abriram suas portas para a mão de obra dos profissionais da cidade. Acompanhou também, a realização de um sonho antigo que foi a Chegada da água tratada em Rio das Ostras no ano de 2004. Depois de anos de reivindicações, o prefeito Sabino conseguiu o apoio da então governadora do Estado Benedita da Silva, para que Rio das Ostras fosse contemplada com essa tão importante conquista.
Esportes e Eventos turísticos

Festival de Bandas em Rio das Ostras 1997
O Jornal mais antigo de Rio das Ostras em atividade tem na sua história, a honra de ter acompanhado não só o crescimento da infraestrutura e economia municipal como também o desenvolvimento do esporte, lazer e a criação e desenvolvimento dos eventos turísticos oficiais da cidade. No final dos anos 90, as páginas do Jornal A Voz estampavam a vitória dos atletas da Escolinha de futebol, que venceram campeonatos como o Gothia Cup na Suécia e Dana Cup na Dinamarca, levando o nome de Rio das Ostras para a Europa. Os atletas do município foram recepcionados em clima de copa do mundo com a cidade em festa e direito a desfile em carro de bombeiros. Os jovens jogadores também honraram a cidade vencendo torneios nacionais como o tradicional campeonato que acontecia todos os anos nas férias de julho na granja Comary em Teresópolis.
O Esporte em Rio das Ostras deu frutos, os atletas que participaram dessa fase de ouro formaram famílias e estão com a vida profissional encaminhada. Muitos desses atletas participantes dos programas de esporte da prefeitura naquele período reconhecem que a oportunidade de estarem inseridos no futebol e poder através do esporte conhecer outros países, foi fundamental na formação moral como cidadão acima de tudo.
Alguns atletas seguiram o futebol como profissão, o atleta Vágner popularmente conhecido na cidade como Gasolina, está hoje atuando na equipe do Mogi Mirim. O atleta Gedeil da Silva Daudt, também seguiu o futebol profissional chegando a atuar na equipe do Botafogo e atualmente disputa o campeonato carioca pelo Macaé sendo também o capitão do time.
O Futebol de Rio das Ostras, também revelou o atacante Rafael Zarour que atuou em clubes como Madureira, chegando a marcar um gol contra o Vasco na estréia da Taça Rio de 2006, torneio ao qual veio a sagrar-se campeão. Zarour não prosseguiu com o futebol profissional e hoje atua no mercado petrolífero. Mais recentemente a cidade revelou o zagueiro Dalton que atuou em clubes como Fluminense onde disputou uma taça libertadores da américa e Internacional . Os Jogadores Amaral atualmente no Flamengo e Carlos André que estava atuando na equipe do Icasa/Ceará são frutos mais recentes do futebol da cidade.

Além do esporte, eventos turísticos como o Encontro Internacional de Motociclistas e Festival de Jazz e Blues que começaram pequenos, com o passar dos anos tornaram-se os maiores eventos do país, sendo inclusos no calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro.
O Editor presidente Ronaldo Menezes, em todos esses anos de Jornal A Voz de Rio das Ostras, coleciona centenas de bate papos e entrevistas com artistas, músicos, políticos, personagens da cidade e pessoas que passaram pela história do município.

O Aniversário e a visão atual do Jornal A Voz


O Jornal A Voz de Rio das Ostras, chega ao décimo sétimo aniversário de fundação com a mesma convicção democrática do princípio. A convicção e a determinação de manter a luta pelos legítimos interesses da sociedade Riostrense, levou este veículo de comunicação a uma sucessão de prejuízos dos quais não tem a menor esperança de, um dia, ser indenizados ou mesmo anistiados.


Este foi um dos primeiros jornais impressos de Rio das Ostras, que sofreu duas apreensões de suas tiragens – porque labutou confiando no princípio da Carta Magna que consagra a liberdade de opinião de imprensa – e foi submetido a multas judiciais por uma decisão da Justiça Eleitoral, que considerou crime a liberdade de expressão e o esclarecimento de fatos que contrariavam o poder público mas que eram de direito da população conhecer, a bem da verdade.
Com tantas manobras destinadas a silenciar o Jornal ao longo desse período, ou seja, em pleno regime de liberdade garantido pela Constituição, era natural que o Jornal A Voz não mantesse o mesmo padrão inicial e com o passar dos anos a estrutura já não era mais a mesma dos primeiros dias, embora mantenha o perfil original de periódico alternativo com distribuição gratuita.

Jornalista Sérgio Cabral assinando a calçada da Casa da
Música Villa Lobos.
É certo, também, que as dificuldades deste periódico, não foram determinadas apenas pela má vontade de certos círculos políticos que destinam verbas públicas de publicidade somente para veículos tidos como parceiros de projetos dos que na cúpula do poder, estão acostumados a tutelar a imprensa, domesticando-a de forma inexorável. É fato também que ainda falta a este veículo de comunicação, conquistar um profissionalismo capaz de fazer funcionar uma direção comercial consequente, uma façanha praticamente impossível para jornalistas que por seu idealismo não conseguem adotar o pragmatismo exigido para a exploração do mercado.
Hoje , o jornal A Voz de Rio das Ostras se mantém como o periódico impresso mais antigo ainda em atividade no município, com 100% de seus exemplares distribuídos gratuitamente. Mas dado às dificuldades econômicas não superadas, foi obrigado a reduzir sua periodicidade nos últimos anos, circulando apenas com edições mensais.

 “ Não abandonamos o nosso ideal e o nosso projeto antigo. Queremos encontrar um mecanismo profissional capaz de dar ao Jornal A Voz, um suporte comercial que nos dê condições de aumentar os períodos de nossa presença no mercado editorial da cidade de Rio das Ostras e região. Mas precisamos fazer isso sem o sacrifício de nossa liberdade editorial. Nós, enquanto responsáveis pela edição desse jornal, estamos dispostos a continuar a luta para que o jornal não venha a sucumbir, mantendo o compromisso de defender os princípios democráticos e a moralidade administrativa em todas as esferas do poder” afirmou o diretor presidente Ronaldo Menezes.































Fé e emoção no espetáculo que relembra a Paixão de Cristo

                               Foto de vários atores durante encenação da Paixão de Cristo

Moradores e turistas de Rio das Ostras vão poder assistir à encenação da Paixão de Cristo nesta sexta-feira, dia 29. O espetáculo, promovido pela Fundação de Cultura do Município, tem a participação de atores renomados como Rocco Pitanga, Nelson Xavier, Tonico Pereira, Antônio Pitanga e Zezé Motta. O espetáculo começa a partir das 20 h, na Avenida Beira Rio, no Centro. A entrada é franca. 

Um palco descoberto, de 13 metros de frente e 10 metros de fundo, já foi montado no espaço, de aproximadamente 6 mil m2. Para despertar no público um olhar sobre o sofrimento das mães no cotidiano cruel dos grandes centros urbanos, a história compara a vida das mulheres contemporâneas com a angústia de Maria, mãe de Jesus. 

A Paixão de Cristo tem a direção de Ginaldo de Souza e texto de Benjamim Santos. Ana Botafogo também estará em cena com um balé representando flagelo e morte. Além dos cinco atores conhecidos do grande público, 17 atores locais integram o elenco principal. A figuração conta com 50 alunos do curso de teatro do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro de Rio das Ostras. 

O ponto alto do espetáculo, que emociona a todos os presentes, é a morte de Jesus e sua retirada da cruz quando enfim é deixado no colo de sua mãe. A Paixão de Cristo encena o julgamento, a crucificação e a morte de Jesus que são apenas alguns dos passos da via sacra.

ÁREA RESERVADA – A Fundação Rio das Ostras de Cultura reservou um espaço para portadores de deficiência e idosos, contribuindo para a acessibilidade. Cerca de 300 cadeiras estarão disponíveis para acomodar este público. 

Na próxima Sexta-feira da Paixão, dia 29, moradores e turistas de Rio das Ostras assistirão à encenação da Paixão de Cristo. O espetáculo, promovido pela Fundação de Cultura do Município, tem a participação de atores renomados como Rocco Pitanga, Nelson Xavier, Tonico Pereira, Antônio Pitanga e Zezé Motta. O espetáculo começa a partir das 20 h, na Avenida Beira Rio, no Centro. A entrada é franca

Shows musicais animam Concha Acústica no sábado

Foto da Banda Água da Mina
Acontece neste sábado, 30, no feriado da Semana Santa, mais uma edição do projeto Música da Cidade. O evento, que tem o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, abre espaço para os artistas locais contribuindo para dar maior visibilidade ao trabalho dos músicos. Nesta edição, quem se apresenta é Aurélio Lisboa e as bandas Dona Opala e Água de Mina. Os shows acontecem na Concha Acústica, no Centro, a partir das 15h. A entrada é franca.


Rio das Ostras é reconhecida por seus projetos de incentivo à arte e à cultura. O Música da Cidade, além de divulgar os talentos da região, promove o aumento de plateias e contribui para o circuito artístico cultural de Rio das Ostras.

Segundo a organizadora, Renata Cabral, o objetivo é lançar projetos autorais, seja pelas composições ou pelos arranjos ousados e inovadores. “Nossos artistas inventam e reinventam um som de qualidade não apenas em suas letras, mas, também, com melodias e ritmos” diz a produtora.

DONA OPALA - Bastante influenciados por Barão Vermelho e Titãs, a banda busca revitalizar o Rock n' Roll, fugindo do tradicional sem perder suas características próprias.

AURÉLIO LISBOA – Com dez anos de carreira, o cantor e compositor acaba de lançar o CD “Salseiro”. Atua na região Norte e Noroeste Fluminense, participando de festivais, teatros e casas noturnas

ÁGUA DA MINA – A banda interpreta obras de grandes compositores, como Paulinho da Viola, Chico Buarque, Noel Rosa, Adoniram Barbosa, João Nogueira, João Bosco, Cartola, entre outros.

18ª edição do Ostrascycle é sucesso de público

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
Foto de várias pessoas assintindo a apresentação de Jorge Negretti e sua equipe de Motocross

Amantes do motoclismo de várias partes do País e do exterior participaram durante os dias 21 a 24 de março, do 18º Encontro Internacional de Motociclistas de Rio das Ostras – Ostrascycle. Realizado pela Prefeitura, com organização dos Motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros e apoio da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ), o Ostrascycle reuniu mais de 600 motoclubes. 

Foto de várias pessoas assintindo um dos shows do evento
“Eu sempre participo do Ostrascycle. Esse ano está muito bom, as bandas estão muito legais. A infraestrutura está melhor e centralizada e a cidade é maravilhosa. Aqui a gente faz amigos é o que nos motiva a retornar todos os anos”, disse Rafael Louzada, presidente do motoclube Sol Nascente, de Leopoldina, Minas Gerais. 
Presente ao evento, o prefeito Sabino deu boas-vindas aos motociclistas. “É uma alegria muito grande receber os motoclubes durante esse evento tão importante e que tem quase a mesma idade de Rio das Ostras“, ressaltou o prefeito, que ofertou um diploma reconhecendo a qualidade dos motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros na organização de eventos de motociclismo. Na ocasião, a secretária de Turismo, Carla Ennes entregou ao prefeito Sabino a medalha de referência estadual em encontro de motociclismo, ofertada pelo Governo do Estado. 
Foto de uma criança em uma pequena moto
Shows 

Nem a chuva espantou as cerca de 20 mil pessoas presentes à Área de Eventos de Costazul para assistir à exposição de motos antigas, aos shows no Globo da Morte e MotoCross estilo livre com apresentação de Jorge Negretti, além da apresentação das 14 bandas, entre elas, Faixa Etária, Tributo à Celso Blues Boy, Blues Etílicos, Credenciados e o guitarrista e cantor, Kenny Brown. 

Com treze anos de estrada, os meninos da Banda Faixa Etária homenagearam o cantor Chorão, da Banda Charlie Brown Jr, morto no início do mês. “Preparamos muitas surpresas para esse show. Para nós, é uma honra participar e encerrar o segundo dia Ostrascycle 2013”, disse Tavinho, vocalista. 

Pouco antes de subir ao palco, Flávio Guimarães, gaitista do Blues Etílicos falou sobre a expectativa de participar do 18º Ostrascycle. “Eventos de qualidade, cidade linda, público maravilhoso. Rio das Ostras é um polo do rock e do blues e é sempre muito emocionante estar aqui”, ressaltou.

Música e poesia à luz de velas na Hora do Planeta


Rio das Ostras escolheu música, poesia e prosa para marcar a Hora do Planeta, ação realizada ao mesmo tempo, no mundo todo, no último sábado, 23, quando as cidades apagaram suas luzes por uma hora como uma proposta de reflexão sobre os riscos do aquecimento global. O evento é uma iniciativa da ONG WWF Brasil e, no Município, foi realizado pela Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, na Casa de Cultura Bento Costa Junior. 

Foto de pessoas lendo poemas a luz de velas e tochas durante o evento da hora do planeta
Sob as chamas das velas e tochas, o evento em Rio das Ostras ganhou um clima de aconchego e união. Nessa ação, o município esteve ao lado de mais de 7 mil cidades no mundo, em 150 países. 

Tatá Costa, responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura, chamou a atenção para a importância de a cidade fazer parte dessa corrente em prol do Planeta. Tatá, que também é músico, embalou os participantes com canções brasileiras sobre natureza, os recursos do Brasil e os impactos da ação do homem, como a música “Um índio”, de Caetano Veloso, “Sobradinho”, da dupla Sá & Guarabira e “Terra, planeta água”, sucesso de Guilherme Arantes. 

Poetas declamaram o amor ao planeta e a importância da união pela manutenção dos recursos naturais e da vida. Aberto à participação de todos, quem quis pode expressar ideias e reflexões sobre a data. 

Adriana Izidoro, coordenadora do Projeto Leitura Viva no município, destacou a importância de repensarmos os hábitos de consumo pelo bem do Planeta. 

PARTICIPAÇÃO – Prestigiram o evento, a subsecretária do Ambiente, Alice Guida, os escritores Anacris da Mata, Maria José Moreira, Armando e Nely Machuy, a coordenadora do clubinho ecológico do Projeto Leitura Viva, Rosilene dos Santos, entre dezenas de pessoas. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Rio das Ostras de Cultura e da Casa de Leitura Casimiro de Abreu - Projeto Leitura Viva.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Ostras Cycle movimenta Rio das Ostras

Foto de várias motos e motociclistyas durante o Ostras Cycle
                                                                           Foto: Maurício Rocha

Cerca de 20 mil motociclistas, de várias partes do Brasil e de outros países, deverão participar do 18º Encontro Internacional de Motociclistas de Rio das Ostras – Ostras Cycle, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de março. Realizado pela Prefeitura, o evento tem a organização dos Motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros e apoio da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ).


Este ano, além dos shows de bandas de rock que serão realizados no palco montado na área de eventos de Costazul, o Ostras Cycle também vai contar com apresentações esportivas da Equipe Jorge Negretti Motocross Show e o Globo da Morte. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, essas atividades esportivas se tornam mais um diferencial do encontro de motociclistas, que está entre os três maiores do gênero no Brasil. “As apresentações vão atrair o público para esse Encontro que já faz parte do calendário de eventos de Rio das Ostras”, explicou.

Durante o evento acontecerá uma feira de produtos temáticos, de motocicletas e roupas para motociclistas, além da exposição e comercialização do artesanato local.

Para a secretária de Turismo, Carla Ennes, a realização do Ostras Cycle fomenta um turismo de qualidade e movimenta a economia do município. “Com a visita de motociclistas de todo o Brasil e de outros países, Rio das Ostras pode ser inserida no roteiro turístico desses turistas que visitam a cidade neste período, o que incentiva o desenvolvimento socioeconômico local, contribuindo para geração de emprego e renda, e beneficiando não só o turista, como a nossa população”, disse a secretária.

Confira a programação:

SHOWS

Quinta-feira – dia 21/03
20h - BANDA PDA
21h30 – CREDENCIADOS
23h30 - BANDA MÁFIA 66

Sexta-feira – dia 22/03
20h - DANNY VICENT (SANTANA COVER)
22h - BANDA CILINDRADA
23h - BANDA TRIBUTO À CELSO BLUES BOY
1h - FAIXA ETÁRIA

Sábado – dia 23/03
14h – BANDA CARAVELAS
19h - BANDA MADE IN ROCK
20h30 - BLUE ETÍLICOS
22h30 - BANDA SANCTUARIUM
0h - KENNY BROWN
1h30 - BANDA BLOCK’N ROLL

Domingo – dia 24/03
18h – RENATO RIO BLUES

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA – Parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer
Equipe Jorge Negretti Motocross Show
Dias 22 e 23/03 – 21h – Área de Eventos de Costazul

Globo da Morte
Dias 21 e 22/03 – 20h - Área de Eventos de Costazul
Dia 23/03 – 16h, 19h e 20h - Área de Eventos de Costazul
Dia 24/03 – 10h e 14h - Área de Eventos de Costazul

Dia Mundial da Água é lembrado com replantio de mudas


Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras promove no próximo domingo, 17, a partir das 8h, uma ação conjunta com alunos da Rede Municipal que moram em Cantagalo, zona rural do município. 


Cerca de 30 estudantes da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, juntamente com integrantes do Núcleo de Educação Ambiental, farão replantio para recuperação de nascentes. Uma forma simbólica para lembrar da necessidade de preservação da natureza e dos mananciais.

Rio das Ostras: Prefeito assina convênio para beneficiar pescadores

                                                                      Foto: Maurício Rocha
Foto do prefeito Sabino, ao lado de Felipe Peixoto, secretários e representantes dos pescadores
O prefeito Sabino (ao centro), ao lado de Felipe Peixoto (paletó cinza), secretários e representantes dos pescadores
O prefeito de Rio das Ostras, Sabino, e o vice-prefeito, Gelson Apicelo, receberam nesta quarta, dia 13, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Agricultura e Pesca, Felipe Peixoto. Durante o encontro, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Fiperj - Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Rio das Ostras, com o objetivo de promover a aquicultura e a pesca no Município. 

O Termo de Cooperação Técnica é o primeiro convênio que a atual Administração Municipal firma com o Governo do Estado. Na ocasião, o prefeito Sabino estava acompanhado do secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Fidélis Rangel, demais secretários de Governo e representantes dos pescadores e produtores locais. 
                                                                              Foto: Maurício Rocha
Foto do prefeito Sabino ao lado do secretário Felipe Peixoto durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Fiperj e Prefeitura
Durante a reunião, também ficou acertado o início do funcionamento do entreposto pesqueiro. “Nosso desafio é que nos próximos dois anos possamos valorizar o produto da atividade do pescador e de sua família, sempre agregando valor ao pescado. Para isso, temos que colocar em funcionamento o entreposto de pesca, para a entrega do pescado. Nosso objetivo é fechar um ciclo beneficiando os trabalhadores do campo e da pesca”, destacou Sabino. Além do entreposto, será criado um programa de prevenção ao câncer de pele, doença que acomete pescadores e produtores, por sua exposição ao sol. 
O secretário Felipe Peixoto se mostrou animado com a possibilidade de retomar parcerias com o Município, lembrando que a Fiperj já apoia a Prefeitura de Rio das Ostras na realização do Festival de Frutos do Mar. Ele também destacou o empenho que o prefeito Sabino demonstra com o setor da pesca. “Ele sempre lutou para que o Estado do Rio tivesse uma pasta dedicada à pesca”, lembrando do Conselho Estadual da Pesca, criado a partir de uma iniciativa de Sabino durante sua atuação como deputado estadual. 


Convênio 

Entre as ações propostas estão monitoramento de dados de produção pesqueira; orientação das atividades em parceria com o segmento da pesca, visando o crescimento do setor; estímulo à produção da maricultura, psicultura continental e ranicultura; e a participação nos conselhos gestores das unidades de conservação ambiental, facilitando a comunicação com os pescadores e aquicultures que atuam dentro ou perto dessas áreas

Marilea, Atlântica e Terra Firme recebem mutirões contra a dengue

Os mais de 220 guardas sanitários de Rio das Ostras vão atuar, em ação concentrada, em mais um mutirão de combate à dengue na cidade. Nesta quinta-feira, dia 14, as equipes percorrem o Jardim Marilea. Na sexta, 15, é dia de mutirão no Chácara Marilea, Loteamento Atlântica e Condomínio Porto Seguro. No sábado, 16, a equipe estará no Terra Firme. 
Os servidores da Vigilância em Saúde recebem o apoio da Defesa Civil. Também a Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca está limpando os terrenos do Município para evitar o surgimento de focos do mosquito. 

Foto de profissionais de combate à dengue eliminando focos do mosquito da dengue em residências do município
Foto: Maurício Rocha
Durante os mutirões, os servidores estão inspecionando os imóveis, eliminando e tratando depósitos de água e orientando a população quanto a ações preventivas. Ainda distribuem folhetos informativos. Outro trabalho importante é a vistoria nas residências de pessoas que buscaram as unidades de saúde apresentando sintomas da doença. 

BASES – Nestas quinta e sexta feiras, a equipe da Vigilância estará baseada na Praça Jaime Rodrigues Villar, no Jardim Marilea. No sábado, a base do trabalho será na Câmara Municipal. Nesses locais, a equipe vai receber denúncias de possíveis focos do mosquito e solicitação de inspeções domiciliares, além de esclarecer dúvidas da população. 

CASOS - Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Município conta com 2.488 casos suspeitos da doença – o que já configura epidemia pelos critérios do Ministério da Saúde (acima de 300 casos suspeitos para 100 mil habitantes). Em todo o Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o último relatório da Secretaria Estadual de Saúde, já foram notificados 41.409 casos suspeitos.

Em Rio das Ostras, a Prefeitura vem realizando uma série de mutirões nos locais com maior índice de infestação e notificações da doença. Os carros “fumacê” funcionam periodicamente durante a noite e madrugada. A Secretaria de Saúde ainda montou um Centro de Hidratação para atendimento aos doentes e novas poltronas de hidratação foram direcionadas ao tratamento de crianças e gestantes. Porém, o mais importante ainda é a mobilização de toda a comunidade contra o mosquito.

Rio das Ostras:Saúde na Escola avalia e orienta estudantes

Foto de alunos de diferentes segmentos sendo avaliados pela equipe da Saúde
Alunos de diferentes segmentos estão sendo avaliados pela equipe de saúde

Um projeto-piloto do Programa Saúde na Escola, do governo federal, está sendo desenvolvido em Rio das Ostras graças à parceria da Prefeitura com a Faculdade de Enfermagem do Polo da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade. Por intermédio da iniciativa, cerca de 900 estudantes podem realizar exames para avaliar o desenvolvimento (peso e altura), identificando casos de baixo peso ou obesidade, e a acuidade visual. 

Foto da equipe avaliando o peso e altura dos alunos de cinco unidades de ensino
Equipe avaliou peso e altura dos alunos de quatro unidades de ensino
As ações com a participação de profissionais das secretarias de Saúde e Educação estão sendo realizadas esta semana em cinco unidades de ensino. Participam do projeto-piloto os alunos da Creche Municipal Tia Didi, no Âncora; das escolas Enedina Fidelis Moreira e Fazenda da Praia, no Mar do Norte; do Instituto Municipal de Ensino de Rio das Ostras (Imero), em Nova Cidade. Com isso, podem avaliar estudantes de diferentes segmentos, da creche ao Ensino Médio. 

“Estamos realizando uma ação intersetorial em favor da saúde dos educandos. Acreditamos que poderemos melhorar a qualidade do aprendizado quando identificarmos e encaminharmos para atendimento os estudantes com problemas oftalmológicos e com obesidade”, explica a enfermeira Michella Câmara, coordenadora do programa pela Secretaria de Saúde. 
No Imero, além da avaliação oftalmológica e antropométrica dos alunos do Curso de Formação de Professores (Ensino Médio). aconteceram ainda ações de prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas. Essas ações, organizadas pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (Nasa), contaram com a participação do MC Natan, jovem cantor de hip hop de Rio das Ostras que, à frente do Projeto Educar pela Paz, realiza ações e palestras de combate à violência e às drogas. 

AÇÕES – Todos os alunos, da creche ao Ensino Médio, passam por avaliação antropométrica (peso, medida e análise gráfica de crescimento). A equipe está sondando se as crianças atendidas em creches e pré-escola foram submetidas ao teste do olhinho (Reflexo Vermelho). Já os estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio passam pela avaliação oftalmológica. Para os jovens do Ensino Médio é realizada ainda uma ação de prevenção ao uso do álcool e tabaco e outras drogas. Equipe da Vigilância em Saúde também orientou estudantes sobre combate à dengue ao longo da semana.

Rio das Ostras: Suspensa instalação de postes na ponte estaiada

A Prefeitura de Rio das Ostras suspendeu nesta quarta-feira, 13, a instalação de postes de iluminação na ponte estaiada, na Rodovia Amaral Peixoto, pela concessionária Ampla. O prefeito Sabino esteve pessoalmente no local para solicitar a suspensão do trabalho, que estava sendo realizado de forma irregular, sem autorização da Administração Municipal. 

O prefeito estava acompanhado dos fiscais de obras e do ambiente, servidores da Secretaria de Serviços Públicos, além do secretário de Obras, Wayner Fajardo. A instalação foi suspensa, uma vez que o projeto não havia sido enviado pela Ampla à Secretaria de Serviços Públicos para análise de viabilidade e aprovação. 

A instalação dos postes também alterava, indevidamente, a paisagem da ponte, atrativo turístico da cidade. A Ampla foi ainda notificada pela fiscalização ambiental, já que durante a intervenção houve dano ao Manguezal, Unidade de Conservação Ambiental do Município. Os veículos da concessionária também foram multados, pois estavam estacionados de forma irregular.

Rio das Ostras: Sabino debate projetos para o setor pesqueiro

Foto do prefeito Sabino em reunião com outras duas autoridades em seu gabinete
O prefeito Sabino (ao centro), ao lado do secretário municipal Fidélis Rangel (à esquerda) e do secretário de Desenvolvimento Regional Felipe Peixoto
O prefeito de Rio das Ostras, Sabino, recebeu em seu gabinete na última quinta-feira, dia 7, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Agricultura e Pesca, Felipe Peixoto. 

Durante a reunião, o prefeito debateu os projetos de políticas públicas nas áreas de pesca e agricultura familiar e a viabilidade de implantação dessas ações no município. 

Durante o encontro, com a presença do secretário municipal de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Fidélis Rangel, Peixoto apresentou novos projetos de incentivo à piscicultura que têm como objetivo incentivar a produção pesqueira e amenizar os impactos econômicos no período da desova. 

Segundo Peixoto, a atuação de Sabino em defesa dos pescadores como deputado estadual o motivou a visitar o prefeito para conversar sobre os projetos para o setor. Na sexta-feira, 8, o secretário de Estado conheceu o Parque dos Pássaros a convite de Fidélis e também o terminal pesqueiro.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Rio das Ostras na luta pelos royalties


Município perde cerca de 200 milhões de reais por ano, com a derrubada do veto presidencial à lei dos royalties do petróleo.

O prefeito Sabino declarou na manhã de quinta-feira, dia 7, que Rio das Ostras vai se unir à Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) em luta pela manutenção dos royalties para Rio das Ostras. De imediato, essas cidades vão impetrar medidas contra a derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff à lei que reformula o pagamento de royalties pela exploração de petróleo – direito garantido pela Constituição Federal. Com o veto, Rio das Ostras perde cerca de 200 milhões de reais por ano.

Sabino foi representando pelo vice-prefeito, Gelson Apcelo, na reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 7, pela Ompetro com os prefeitos dos municípios produtores. Durante o encontro, ficou decidido o envio de uma solicitação de audiência com o Governador do Rio, Sergio Cabral, para apresentar todas as perdas que cada  município terá caso esses recursos sejam redistribuídos.

Além disso, a audiência também tem como objetivo, tomar conhecimento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que o Governador do Rio pretende impetrar no Supremo Tribunal Federal (STF). “Acreditamos na força da união e do movimento pacífico contra a derrubada dos royalties”, disse o vice-prefeito, Gelson Apicelo.

PERDAS - Segundo Sabino, Rio das Ostras vai perder cerca de 200 milhões de reais por ano, com a derrubada do veto presidencial à lei dos royalties do petróleo pelo Congresso Nacional na sessão do último dia 6. Essa perda ocasionará impactos imediatos na área da saúde do Município, por exemplo. 
 De acordo com o prefeito, Rio das Ostras tem 70% dos seus recursos oriundos da arrecadação do petróleo e com a diminuição, será impossível manter todos os serviços públicos.
“A derrubada do veto foi um desastre para os nosso município e para o Estado. Será muito difícil garantir a sobrevivência econômica e fiscal sem os recursos dos royalties”, disse Sabino, ressaltando que foram suspensos os projetos para a construção do pronto-socorro, creches e escolas. “O que nós esperamos é que haja justiça. Queremos que os direitos do povo de Rio das Ostras sejam mantidos”, enfatizou.
Sabino também observou que Rio das Ostras continua em franco crescimento populacional e que sem os recursos arrecadados será um grande desafio atender a essa demanda. “Mesmo com a queda nos recursos, as pessoas continuam migrando para o município em busca de uma vida melhor, e vão encontrar uma cidade com grandes dificuldades, sem investimentos e infraestrutura”, disse ele.
A exemplo da medida adotada pelo Governador do Rio, Sergio Cabral, a suspensão dos pagamentos relativos aos contratos de execução de obras e fornecimento de serviços, poderá ser uma das ações adotadas pelo prefeito a fim de amenizar o impacto da diminuição dos recursos

Caminhada pelo dia Internacional das mulheres reúne centenas de pessoas.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira- 08- a caminhada em comemoração ao Dia Internacional da mulher. O Evento teve também como objetivo, a conscientização em relação ao combate à violência contra as mulheres.

Centenas de pessoas entre representantes do governo municipal, poder legislativo e sociedade civil compareceram a caminhada que teve início na praça José Pereira Câmara e seguiu por todo o centro da cidade, finalizando no bairro Nova Esperança.
O Prefeito de Rio das Ostras Alcebíades Sabino dos Santos, percorreu todo o trajeto junto com sua esposa e secretária de bem estar social Rose Santos. No Final da caminhada, o prefeito discursou




alertando sobre o alto índice de violência e estupros contra as mulheres que vem acontecendo no município. Sabino afirmou que uma das características de seu governo será a transparência e que nenhuma informação seria ocultada da população, informando também que será intolerável a violência contra as mulheres no município de Rio das Ostras.
O Prefeito parabenizou a presença maciça dos vereadores no evento e convocou a toda população, principalmente os homens de Rio das Ostras, para estarem unidos no combate a violência e na defesa da mulher Riostrense.




Abrilhantaram o evento, a presidente da casa da mulher Andréa Montouro, a subsecretária de turismo Valéria Pinheiro, a secretária de turismo Carla Ennes e a secretária de Ciência e Tecnologia Eronei Leite.



quinta-feira, 7 de março de 2013

Rio das Ostras: Caminhão Super Vácuo limpa rede de drenagem

Foto de um Caminhão efetuando a limpeza da rede de esgoto de uma rua


A Secretaria de Serviços Públicos de Rio das Ostras está utilizando como teste um caminhão Super Vácuo para a limpeza da rede de drenagem de águas de chuva. O objetivo da ação é agilizar a limpeza para que se evitem alagamentos em localidades do município. O caminhão pode recolher até 16m3 em poucas horas, o que substitui o trabalho de quase 10 homens. A previsão é que toda a rede do município seja limpa até final do semestre. 

Segundo Flávio Fonte Vieira, subsecretário de Serviços Públicos de Rio das Ostras, o caminhão é muito importante nesta ação, pois consegue retirar dos poços de visitas e caixas ralos até materiais mais pesados. “O Super Vácuo consegue até mesmo sugar paralelepípedos intertravados madeiras e outros. São peças que demorariam a ser deslocadas por causa do peso”, explica