quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sabino participa das comemorações do dia dos pescadores


O deputado Sabino participou, na manhã desta quarta-feira (29), da procissão marítima organizada pelo Sindicato e pelas Colônias dos pescadores do estado do Rio para comemorar o dia do padroeiro dos pescadores. Durante o encontro, o parlamentar que presidiu a Comissão Especial de Aquicultura e Pesca e trabalha para garantir melhorias no setor, manifestou sua preocupação com a falta de terminais pesqueiros nos principais centros produtores do Estado. “Aproveitamos para discutir o futuro do setor, ouvir as demandas e traçar ações para implantação de infraestrutura de apoio à produção e comercialização do pescado e de fomento à pesca e aquicultura no estado”, disse Sabino.

A barqueata partiu do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), em Niterói e seguiu até a estátua de São Pedro na Urca. Participaram dos eventos comemorativos, além dos pescadores, o presidente do Sindicato dos Armadores da Pesca, Alexandre Espogeiro, o presidente da Associação dos Pregoeiros, Franco Tomásio, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Marcos Botelho, o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto e o presidente do Sindicato dos Pescadores, Antonio da Silva.

Rio das Ostras participa do Salão Nacional de Turismo


Rio das Ostras estará juntamente com outros municípios da Costa do Sol, no estande do Estado do Rio de Janeiro, divulgando a cidade como destino turístico com suas belas praias e atrativos, como o Parque dos Pássaros.

Com um novo material de divulgação, Parque dos Pássaros oferece aos visitantes a possibilidade de observar os pássaros no maior Viveiro de Aves do Brasil, e conhecer a vegetação característica da restinga, ao percorrer suas trilhas ecológicas.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, Alan Machado, vai aproveitar a visita ao Salão do Turismo para conversar com o secretário de estado de turismo, Ronald Ázaro, sobre os preparativos para os grandes eventos esportivos que o Rio de Janeiro receberá e a participação dos municípios do Interior.

SALÃO DE TURISMO - O Salão do Turismo – Roteiros do Brasil tem como objetivo ampliar o atendimento aos diversos públicos, atrair o consumidor por meio da oferta de pacotes turísticos a preços reduzidos e promover e comercializar os roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes poderão conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos. Poderão ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e da gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País.Depois do sucesso da participação na Feira de Turismo do BRITE – Brazil International Tourism Exchange, em abril, o município de Rio das Ostras marca presença na 6ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, um dos eventos mais importantes no setor do Brasil, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de julho, no Anhembi.

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Rio das Ostras promoverá, no próximo sábado, 2 de julho, o primeiro debate sobre a sua participação nas eleições municipais de 2012. O encontro será realizado na sede do partido, que fica na Rua José de Matos, 599, Nova Esperança, a partir das 19h.


PT inicia debates sobre as eleições 2012



A presidente do Diretório do PT de Rio das Ostras, professora Eronei Leite, observa que as discussões sobre a atuação política do partido, que ocorre há algum tempo, serão determinantes para o processo eleitoral de 2012. “Temos nos reunido mensalmente com o objetivo de pensar coletivamente nosso município. Estudar e debater questões importantes para os trabalhadores, como a educação, a saúde e a nossa juventude, a fim de consolidar nossas idéias”, destaca.

Já o funcionário público Altédio Ferreira, petista há 22 anos, prega a união como fator decisivo para o sucesso nas urnas. “No município, temos em nossos quadros pessoas que podem representar muito bem esse panorama de mudança no país. O momento é de nos organizarmos e envolver as pessoas”, afirma.

Ainda de acordo com Eronei, o cenário para o ano que vem é otimista: “O desempenho do Brasil nos oito anos do Governo Lula e nesse início da companheira Dilma tem credenciado a gente. Reflexo disso é o aumento de procura por filiação e as muitas propostas e convites de outros partidos. Por isso, cresce a importância da participação da nossa militância e simpatizantes. Somos o governo, mas não queremos governar sozinhos. Temos que respeitar as diversidades e para isso é fundamental que as discussões sobre o nosso país ocorram assim, nas nossas bases, em cada município”, destaca, lembrando que a reunião é aberta a partidários e simpatizantes do partido.



domingo, 19 de junho de 2011

Projeto de prevenção ao aborto foi tema de reunião
pública na Alerj


O projeto de lei que institui o Programa Estadual de Prevenção ao Aborto e Abandono de Incapaz no Estado do Rio foi tema de debate na tarde desta quinta-feira (16), em Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O projeto de autoria dos deputados Sabino (PSC), Janio Mendes (PDT), Myrian Rios (PDT), Roberto Henriques (PR) e Márcio Pacheco (PSC) está tramitando na Alerj desde o início de maio e deverá ser apreciado por pelo menos, seis comissões.

O Programa Estadual de Prevenção ao Aborto e Abandono de Incapaz visa fomentar o apoio a mulheres grávidas com dificuldades econômicas e sociais. A proposta prevê ainda a criação de Casas de Apoio à Vida, onde as gestantes poderão encontrar atendimento multidisciplinar, com assistentes sociais, psicólogos e médicos.
Para o deputado Sabino a sociedade precisa debater o tema sem medo e sem censura, e lembrou que quando assumiu pela primeira vez a prefeitura de Rio das Ostras, percebeu que o índice de gravidez precoce era altíssimo. “ Meninas com menos de 14 anos já estavam grávidas, e aos 19, já eram mães de mais de três filhos, muitos deles, com diferentes pais. Essas meninas que precocemente engravidam, acabam sendo levadas por diversas circunstâncias da vida, como a falta de apoio familiar, dificuldades financeiras e, até mesmo, preconceito da sociedade, a optar pelo aborto, interrompendo a vida de um outro ser humano e colocando sua própria vida em risco, pois sabemos, que em sua maioria, o aborto é feito em clínicas clandestinas”, diz.
O aborto representa um grave problema de saúde pública. Estima-se que ocorram, considerando apenas o Brasil, mais de um milhão de abortamentos induzidos ao ano, sendo uma das principais causas de morte materna no país.
O parlamentar também acredita, que o projeto de prevenção ao aborto deve ser debatido e associado aos projetos que envolvem a adoção. “A quantidade de crianças aguardando em abrigos, por conta do longo tempo que envolve adotar, impede a evolução dos processos de adoção, fazendo com que muitos deles levem em média seis anos para serem resolvidos.” Sabino afirma ainda, que o debate é longo, e que a Alerj está envolvida e disposta a promover eventos que tratem do tema. “É uma questão de direito à vida”, finaliza.
De acordo com o deputado Janio Mendes, é necessário que sejam criados mecanismos para que essas mulheres em situação de risco possam ter condições para criarem seus filhos ou ainda, que elas recebam orientação para encaminhar essas crianças à adoção.
A audiência também contou com a presença da deputada Janira Rocha (PSOL) e com o representante do Ministério da Saúde, João César Antunes, apresentando dados que mostram o crescimento de casos de aborto no Estado do Rio nos últimos três anos. Estiveram ainda presentes representantes de organizações contrárias ao aborto, que expuseram suas opiniões, oferecendo depoimentos que reforçaram a necessidade da criação do texto.