terça-feira, 31 de maio de 2011

UPA em Rio das Ostras será inaugurada em dezembro

Indicação é do Deputado Sabino



O Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Luiz Côrtes, e uma equipe técnica estiveram na tarde desta segunda-feira, 30, em Rio das Ostras, acompanhados do deputado estadual Sabino, para conhecer o terreno onde será instalada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A visita foi um pedido do deputado, que esteve em seu gabinete na última terça-feira, dia 24. Côrtes também esteve no Hospital de Barra de São João e na UPA que está sendo construída em Tamoios.
A implantação da UPA em Rio das Ostras é uma indicação legislativa (nº388/2008) do deputado Sabino. A prefeitura municipal cederá um terreno de 2.200 metros quadrados no início da Estrada da Califórnia, no Village Rio das Ostras. O secretário de saúde afirmou que, logo que for avaliada a topografia e outras particularidades do terreno, o projeto poderá ser iniciado em 45 dias. A previsão para o término da UPA é outubro, mas por sugestão do deputado, ficou acordado que a inauguração será no dia 8 de dezembro, data de comemoração da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.
Côrtes falou sobre a importância do trabalho do deputado para a instalação da unidade em Rio das Ostras e para as outras demandas regionais. “Sabino é estratégico e conseguiu unir as duas pontas do governo: estadual e municipal. Além disso, ele tem se articulado com o governo do Estado para trazer mais benfeitorias para a região”, destacou. O secretário também propôs que a unidade em Rio das Ostras seja a primeira construída para ser sustentável. “Vamos fazer um projeto diferenciado e implantar a primeira UPA verde do estado. Já construímos 50 unidades e iremos adaptar o projeto para torná-la sustentável”, ressaltou Côrtes.
Sabino também afirmou ter ficado satisfeito com o acerto entre a prefeitura e o governo do estado, já que desde a primeira gestão do secretário ele solicita a implantação da UPA em Rio das Ostras. “A vinda do secretário e de sua equipe técnica foi muito importante para a região. Já vínhamos conversando sobre as necessidades desses municípios, como Rio das Ostras, que no último censo registrou mais de 105 mil habitantes. Fico satisfeito de saber que minha indicação parlamentar será atendida”, disse o secretário.
A reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito Carlos Augusto, contou com a presença do secretário municipal de saúde, de alguns vereadores e do prefeito de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos.

ESTRUTURA- A UPA 24 horas de Rio das Ostras será uma unidade do tipo III com 1580 m2 de área construída, preparada para atender a 500 pacientes por dia. A Unidade terá quatro leitos de UTI, 10 leitos de observação para adultos e quatro, para crianças, dois quartos de isolamento, além de aparelhos de raio-x, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas.

REGIÃO- O secretário de Saúde esteve ainda no Hospital Regional de Barra de São João para redefinir o perfil da unidade. “Nos próximos 15 dias, minha equipe terá elaborado um relatório para sabermos qual a demanda da unidade para que possamos assim organizar o sistema de urgência e emergência da região”, destacou Côrtes. A comitiva também esteve em Tamoios, distrito de Cabo Frio, onde está fase de conclusão uma UPA tipo I, com capacidade para atender até 200 pacientes.

Casa da Cultura apresenta exposição fotográfica
“Filhos do Coração”


No mês de junho, o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras - ADOTE - promoverá a Exposição Fotográfica “Filhos do Coração”, dos fotógrafos Cezar Fernandes e Jorge Ronald, na Casa de Cultura.
 A mostra apresentará momentos de algumas famílias com filhos adotivos de Rio das Ostras e região. O vernissage acontecerá no dia 2 de junho, 19h, e a exposição ficará em cartaz até dia 30.
 A mostra encerra as comemorações da Semana Estadual da Adoção e do aniversário de quatro anos do grupo. O Adote montou uma programação com caminhada, almoço, missa em ação de graças e vários outros eventos que tiveram como objetivo levar o tema Adoção para discussão com a sociedade.
 O horário de visitação da exposição até dia 30 de junho é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados, das 14h às 18h, e domingos, das 9h às 18h.
 Além da Prefeitura de Rio das Ostras, apoiaram a realização da exposição “Filhos do Coração” a ArtPhoto Studio, Faci Color Digital – Laboratório Fotográfico, Emoldurart’s de Macaé e Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-adoção) da Alerj.

Amigos da Adoção - Também no dia 2 de junho, o Adote entregará o Diploma Amigo da Adoção a vários parceiros do Grupo, numa solenidade também na Casa da Cultura, a partir das 20h. “Nesta caminhada de quatro anos do Grupo, tivemos vários parceiros que foram fundamentais para o nosso trabalho. O Diploma é a maneira de dizermos ‘Muito Obrigado’ publicamente”, explicou a presidente do Adote, Tânia Saldanha.

Serviço:

Casa da Cultura de Rio das Ostras
Rua Dr. Bento Costa Junior, 70 – Centro
Tel.: (22) 2764-7676
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
sábados, das 14h às 18h
domingos, das 9h às 18h.


PURO descaso,PURO abandono

Universitários fazem protesto pacífico contra a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras que não repassa as verbas desde 2010

Na última quarta-feira-25- os estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), se reú-niram no Pólo da faculdade para promover uma cami-nhada pacífica em protesto contra o descaso da Prefei-tura Municipal de Rio das Ostras, que desde 2010 não repassa as verbas previstas em contrato para a manu-tenção do Pólo Universitário.
Centenas de estudantes caminharam da universidade no bairro Ouro Verde até a praça São Pedro no centro, com cartazes e faixas que denunciavam os problemas vividos pela faculdade.
Os alunos afirmaram que professores estão sem receber salários e algumas turmas estão estudando em Conteineres.
Uma das alunas nos informou que os bolsistas não estão recebendo a bolsa de R$ 350,00 que deveriam receber e que isso tem prejudicado bastante a continuação dos estudos para muitos alunos que dependem dessa bolsa para continuar na faculdade.
A Prefeitura Municipal de Rio das Ostras,alega que o repasse não está sendo feito devido a problemas na prestação de contas.
Em 17 de janeiro de 2011, o ministério da educação emitiu um parecer técnico atestando as más condições do Pólo da UFF,que funciona no prédio de uma escola pública. O relatório afirma que a iluminação,ventilação e a disposição dos conteineres no terreno são ina-dequados.
A UFF foi instalada em Rio das Ostras no ano de 2003 através de um convênio firmado entre a universidade e o prefeito na época Alcebíades Sabino dos Santos. No contrato estava previsto o aumento da oferta de cursos e a construção de um prédio da universidade na ZEN (Zona Especial de Negócios). Em 2005 o atual prefeito Carlos Augusto Balthazar deixou de repassar as verbas e as aulas foram suspensas por 1 ano.Diversos alunos tiveram que migrar para pólos de outras cidades como Niterói e Rio de Janeiro ,outros passaram a estudar em universidades particulares para não perderem tempo e teve ainda aqueles que tiveram que parar os estudos.
Um dos alunos participantes da passeata,informou a equipe de reportagem do jornal A Voz que a perseguição a UFF e o cancelamento do transporte universitário para outros municípios são medidas tomadas pela prefeitura para beneficiar uma universidade particular da cidade.



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sabino solicita Unidade da FAETEC para Rio das Ostras.

Em visita a sede estadual da Faetec no bairro Quintino no Rio de Janeiro, o deputado Sabino discutiu com o presidente da instituição, Celso Pansera, a implantação de unidades de escolas profissionalizantes para Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Tamoios.

A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) oferece educação profissionalizante gratuita em diversos níveis de ensino, privilegiando a formação profissional como fator importante na formação do indivíduo e na inclusão social. Seus diversos cursos são considerados de alto nível, possibilitando aos alunos obterem emprego.

Em encontro anterior com o presidente da Faetec na audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Sabino já havia incluído a solicitação para implantação das escolas técnicas nos municípios , tendo recebido sinalização positiva do professor Celso Pansera.

Durante a reunião na sede na Faetec, o deputado Sabino fez contato telefônico com o prefeito do município de Rio das Ostras, que colocou a disposição a equipe técnica da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia para um encontro em Rio das Ostras com os profissionais da fundação a fim de agilizar o início dos cursos para os riostrenses antes mesmo da construção ou aluguel para instalações apropriadas pela Faetec.

O presidente Celso Pansera destacou que a construção das unidades da Faetec é muito rápida, uma vez que é utilizado um sistema de módulos, e declarou: “Com o terreno, teremos brevemente uma Faetec em Rio das Ostras, afinal, a cidade está em constante crescimento e precisamos colocar nossos trabalhadores já qualificados à disposição do mercado de trabalho”, conclui Celso.
Sabino destacou a importância dessa escola profissionalizante para Rio das Ostras e toda região “Precisamos garantir o acesso ao ensino profissionalizante para os moradores. O nosso estado está recebendo grandes investimentos e vai continuar crescendo e somente com habilitação, as pessoas terão oportunidade de conseguir o tão sonhado emprego”, afirma Sabino.
Nos próximos dias será agendado a visita de trabalho de Sabino acompanhado da equipe técnica da Faetec, para uma reunião com os técnicos da prefeitura para definir as medidas a serem tomadas para implantação da Faetec.


Professores não recebem salários e alunos são prejudicados devido a falta de repasse público para a UFF de Rio das Ostras.

O Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro) da Universidade Federal Fluminense passa por sérios problemas desde que a Prefeitura de Rio das Ostras interrompeu o repasse de verbas firmado através de um convênio. O maior deles está relacionado a gratificações de funcionários do Pólo e bolsas de alunos e professores da instituição. De acordo com o diretor do Puro, Walter Pinheiro, os bolsistas estão desde novembro sem receber já que o repasse foi interrompido em 2009 e a instituição não recebeu nenhum repasse em 2010.
Pinheiro explica que um impasse jurídico entre a prefeitura e a universidade está impossibilitando o cumprimento do convênio. Segundo o diretor, a prefeitura alega que há pendências relacionadas à prestação de contas que impedem que novas parcelas sejam depositadas para a universidade. Os setores jurídicos de ambas as partes estão em negociação, mas até então a manutenção do pólo tem sido feita com parte do dinheiro já repassado em parcelas anteriores.
Parte desse valor seria para o pagamento de 80 bolsistas (que recebem R$350 como ajuda de custo) e 20 professores lotados em Niterói, que ministram aulas no Puro. Até novembro, quando o pagamento foi interrompido, a dívida que chegou a R$700 mil, tinha sido assumida pela Fundação Euclides da Cunha, instituição de amparo a UFF. O diretor informou que os pagamentos atrasados serão assumidos a partir desta sexta-feira, dia 12, pela reitoria da UFF. “O atraso no pagamento prejudicou muito o andamento do pólo, inclusive em se tratando da questão dos professores”, destacou Pinheiro.
Outra questão apontada pelo diretor foi o atraso na cessão dos terrenos prometidos à universidade há anos. “Inicialmente o pólo funcionaria na Zona Especial de Negócios, mas como já havia uma escola construída ambas as partes acharam melhor ocupar o espaço com a proposta de que este fosse ampliado o mais rápido possível”, disse. Mas a ampliação ainda não aconteceu. A demora na liberação dos terrenos inviabilizou parte do projeto que já estava pronto e agora terá que se adequar agora a novas exigências da secretaria de obras.
A intenção é que as licitações para as obras do primeiro prédio aconteçam em no máximo um mês. As obras serão pagas pela prefeitura e pelo Ministério da Educação (MEC). Hoje os alunos estudam em containeres, já que as salas do prédio não são suficientes para suprir a demanda da universidade. São dez salas de aulas e cinco salas de professores funcionando em containeres, além de alguns que guardam materiais e equipamentos do Puro.
Mas segundo o diretor os módulos não são suficientes, já que existe uma demanda crescente na universidade, especialmente nos cursos de Psicologia e Enfermagem, pois chegam novas turmas e os alunos ainda não se formaram. Outra colocação feita por Pinheiro é a carência de professores, que está sendo suprida temporariamente por funcionários de Niterói. “Já solicitamos ao MEC um concurso para o ingresso de novos docentes e estamos aguardando”, disse ele. A universidade oferece seis cursos em Rio das Ostras: Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Produção Cultural.


ESTADO TERÁ CAMPANHA SOBRE HEPATITE B e C



A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (18/05), em segunda discussão, o projeto de lei 2.242/09, que institui no estado uma campanha permanente de esclarecimento e prevenção das Hepatites tipo B e C. Os alvos são os profissionais de salões de beleza, como cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, podólogos e manicures, e também os estúdios de tatuagem. O autor da proposta, deputado Sabino (PSC), explica que se inspirou em pesquisa realizada no estado de São Paulo pelo infectologista Roberto Focaccia. “A pesquisa avaliou esses profissionais ao longo dos anos de 2006 e 2007 e seu resultado foi surpreendente e alarmante: de cem manicures entrevistadas e que tiveram o seu sangue colhido para análise, dez tinham hepatite. Destas, oito tinham a do tipo B e duas, a do tipo C, sempre nas formas mais graves da doença”, cita. A campanha orientará os profissionais quanto à prevenção das doenças em seu ambiente de trabalho, e incluirá informações sobre riscos de contágio, esterilização de material utilizado e identificação de sintomas e, também, sobre a importância da realização de exames periódicos. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Grupo de Rio das Ostras comemora Semana Estadual da Adoção

O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras – ADOTE – organizou uma ampla programação para festejar a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes. Caminhada, almoço, missa e exposição fotográfica mobilizarão a sociedade de Rio das Ostras em torno do tema adoção.
No próximo domingo, dia 22 de maio, acontecerá a III Caminhada da Adoção na orla da Praia de Costazul. Com concentração marcada para a esquina da Avenida Roberto Silveira com a praia, às 9h, famílias adotivas, amigos, autoridades e toda sociedade se reunirão para divulgar a adoção. A caminhada termina na Praça da Baleia com um café da manhã de confraternização.

Em seguida, a partir das 12h30 deste domingo (22), o restaurante Bartrô Bar e Bistrô promoverá a “Feijoada da Adoção”. Será destinada ao ADOTE, 30% de toda renda arrecadada com a venda de feijoadas neste domingo.
Na quarta-feira, dia 25, quando se comemora o Dia Nacional da Adoção, será realizada a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, às 18h.

Exposição – Já no mês de junho, o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras promoverá a Exposição Fotográfica “Filhos do Coração”, dos fotógrafos Cezar Fernandes e Jorge Ronald, na Casa de Cultura.

A mostra apresentará momentos de algumas famílias adotivas de Rio das Ostras e região. O vernissage acontecerá no dia 2 de junho, 19h, e a exposição ficará em cartaz até dia 30.

Também no dia 2 de junho, o ADOTE entregará o Diploma Amigo da Adoção a vários parceiros do Grupo, numa solenidade também na Casa da Cultura, a partir das 20h. “Nesta caminhada de quatro anos do Grupo, tivemos vários parceiros que foram fundamentais para o nosso trabalho. O Diploma é a maneira de dizermos ‘Muito Obrigado’ publicamente”, explicou a presidente do ADOTE, Tânia Saldanha.

No Rio de Janeiro – O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras também participará das comemorações da Semana estadual no Rio de Janeiro.
No dia 26, às 18h30, será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a Sessão Solene em comemoração a Semana Estadual da Adoção.
E no domingo, dia 29, membros do ADOTE se juntarão aos outros grupos de apoio do Rio de Janeiro numa caminhada na Avenida Atlântica, marcada para as 9h.
Para realizar todas as atividades e discutir a adoção com a sociedade, o ADOTE já conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (Secretarias de Bem-Estar Social, Turismo, Comunicação Social, e Ordem Pública), Fundação Rio das Ostras de Cultura, Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-adoção) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Pousada Latitude 22, Artmanha, O Boticário, Centro Educacional Casulo, Gráfica Poema, Imunolagos Clínica de Vacinas, Bartrô Bar e Bistrô, Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Publiká, Sinal Audiotec, Pula-Pula do Junior, Laticínios Rio das Ostras, Hortifruti Rei das Frutas, ArtPhoto Studio, Faci Color Digital – Laboratório Fotográfico, Emoldurart’s de Macaé, Tendas & Companhia.










domingo, 15 de maio de 2011

Taxa de desemprego cresce em Rio das Ostras

Rio das Ostras está entre as cidades que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro. O resultado do Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que o município conta com 105.757 habitantes. Em 10 anos, a população teve um aumento de mais de 69.000 pessoas. Entretanto, não é só a população que cresce na cidade, o desemprego também.
De acordo com a última pesquisa feita pelo Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Rio das Ostras demitiu mais que admitiu nos primeiros meses de 2011, ficando na contra mão da grande geração de empregos nos municípios vizinhos e no país inteiro. Somente na construção civil, por exemplo, mais de 50 pessoas ficaram sem emprego. No comércio e serviços, outras 50, entre os meses de janeiro a março desse ano. Já o município vizinho, Macaé, empregou 2.871 pessoas durante esse mesmo período.
Para o deputado estadual Sabino, Rio das Ostras também possui condições para ter um nível de empregabilidade melhor. “Macaé tem a indústria do petróleo, e a tendência é de que a cidade empregue ainda mais durante os próximos anos. Rio das Ostras também precisa se beneficiar com o crescimento das atividades petrolíferas. Mas, além disso, a cidade tem um enorme potencial turístico e se ocorressem mais investimentos neste setor, poderíamos fazer a diferença no que diz respeito à geração de emprego e renda”, afirma o deputado, ressaltando que o aumento da taxa de desemprego ocorreu durante o verão, alta temporada na cidade, o que tornaria a situação mais grave.
Rio das Ostras é uma cidade jovem. Tem apenas 19 anos e desde a década de 70 apresenta um crescimento populacional acima da média das cidades do interior do Estado. Sua localização entre pólos de desenvolvimento importantes – ao sul turístico-comercial (Região dos Lagos) e ao norte petrolífero-canavieiro (Campos/Macaé) – transformou Rio das Ostras num dos principais destinos do êxodo urbano.
Os principais atrativos desta nova população foram a chegada da Petrobras à Macaé, cidade limítrofe, e as características naturais. O desemprego nos grandes centros urbanos brasileiros, a sensação de segurança e o crescimento dos investimentos industriais em cidades do interior inverteu os fluxos migratórios no Brasil de modo geral.
Em pouco tempo, o fluxo migratório tornou Rio das Ostras na cidade que mais cresce no Estado, e com isso cresceu também a demanda de serviços públicos e de postos de trabalho. “A falta de equilíbrio entre as políticas de assistência social e de qualificação profissional resultaram em graves problemas sociais como postos de trabalho que não são ocupados por falta de mão de obra qualificada, e o aumento do número de trabalhadores informais na cidade”, considerou o deputado Sabino, que participa do desenvolvimento de Rio das Ostras desde antes da emancipação.
O jovem Vitor Araújo da Silva, de 22 anos, chegou a Rio das Ostras há três anos cheio de esperanças e hoje vive a dura realidade do desemprego. “Terminei o ensino médio e esperava arrumar trabalho nas empresas que prestam serviços para a Petrobras, mas vi que não é bem assim. Para chegar lá, é preciso fazer cursos de especialização que custam muito caro. Desde que cheguei aqui faço “bicos” para ajudar em casa e nunca tive a minha carteira assinada”, contou.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Corpo de bombeiro para Rio das Ostras

A fim de tratar da implantação do quartel do Corpo de Bombeiros em Rio das Ostras, o deputado Sabino se reuniu com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, coronel Pedro Marco. Durante o encontro, o coronel garantiu a implantação do quartel em Rio das Ostras, conforme acordado com a prefeitura local, que irá licitar as obras. O projeto já foi entregue e aprovado pelo Corpo de Bombeiros. "Estamos prontos para implantar a corporação, já temos o efetivo, os equipamentos e os veículos", afirma o coronel Pedro.
Para o deputado, a construção do quartel atende não somente à Rio das Ostras, mas também à Barra de São João e Tamoios, Distrito de Cabo Frio, beneficiando essa população, hoje desguarnecida. "Tenho conhecimento de incêndios em residências e lojas da cidade que demoram a ser resolvidos porque o quartel mais próximo está localizado em Macaé, à 28 km de Rio das Ostras, exigindo que a guarda municipal resolva o problema", disse Sabino.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) é uma corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos, socorros públicos, vistoria em edificações, etc.
Segundo o coronel, além das atribuições principais, já existem alguns projetos previstos para Rio das Ostras, como por exemplo, o projeto bombeiro mirim, que tem como objetivo formar cidadãos preparados para enfrentar situações de emergência de prevenção a incêndio e pânico. "Esse projeto exerce um papel importante na formação de futuros cidadãos", enfatiza o comandante.
Sabino aproveitou o encontro para destacar a heróica atuação do Corpo de Bombeiros nas chuvas que castigaram a Região Serrana e o forte temporal que atingiu recentemente o Rio de Janeiro.





terça-feira, 3 de maio de 2011

Promoção Mamãe Riostrense você é nota 1000 !!!!!!!!!


O Blog do jornal A Voz em parceria com a Imunolagos e DR gilson vai presentear a sua mãe com uma linda cafeteira. Mande um email com o nome completo da sua mãe,endereço,telefone e data de nascimento para ronaldoavozdointerior@yahoo.com.br e automaticamente ela estará inscrita na promoção. O Sorteio será no próximo sábado e a entrega do prêmio na próxima segunda-feira 09/05.

Obs: Só podem participar as mães que residem em Rio das Ostras.
Não Perca tempo, inscreva já a sua mãe e a presenteie com essa linda cafeteira.
Você mamãe, se o seu filho não te inscreveu,faça você mesmo a sua inscrição. Só não deixe de participar.

Boa Sorte

Equipe de Promoção Jornal A voz