segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Jornal O Dia Publica Pesquisa IBOPE que aponta Sabino entre os Dez mais Votados do Estado




O Deputado Estadual Alcebíades Sabino dos Santos, que concorre a reeleição, foi apontado pela pesquisa do IBOPE como um dos dez Deputados Estaduais mais queridos para essas eleições de 2010.
Em nossa Enquete do Blog,colocamos duas opções de concorrência. Uma feita antes da oficialização das candidaturas e outra agora mais recente. Em ambas o candidato do PSC aparece com mais de 70% das intenções de votos.
A expectativa é que Sabino obtenha uma votação expressiva que ultrapasse a casa dos 60 mil votos.


Cadastramento de Trabalhadores Para as Obras do PAC Rendeu a Sabino Prestígio com Lula.



Prefeito de Rio das Ostras por dois mandatos consecutivos,sub-secretário de Meio ambiente, Secretário Estadual de Trabalho e Renda e um dos Deputados Estaduais mais votados do Rio de Janeiro com quase 70 mil votos nas eleições 2006 . O Crescimento político do deputado estadual Alcebíades Sabino dos Santos 
Em Enquete realizada no Blog do Jornal A Voz,o candidato tem aprovação de mais de 80% dos eleitores Riostrenses.

O grande salto político do ex Prefeito e hoje Deputado Estadual,se deu quando a frente da Secretária de Trabalho e Renda do Estado,coordenou nas comunidades do Rio de Janeiro o cadas-tramento dos trabalhadores contratados para iniciar as obras do PAC(Programa de Aceleração do Crescimento) que hoje é considerada pelo Governo Federal a Menina dos Olhos da campanha de Dilma Roussef.

Em uma das comemorações do sucesso do projeto,Sabino foi recebido no Palácio Laranjeiras e,teve a oportunidade de conhecer o presidente Luis Inácio Lula da Silva e a primeira Dama Marisa.Na oportunidade, Lula fez questão de elogiar o trabalho realizado por Sabino junto as comunidades carentes como o Complexo do Alemão,Rocinha,Cantagalo e outras.

Além de cadastrar os trabalhadores que atuaram nas obras do PAC,Sabino quando esteve a frente da secretaria,conseguiu abrir um número recorde de novas vagas de emprego,mas muitas não foram preenchidas devido a falta de mão de obra .Esse fator fez Sabino reivindicar ao Estado,mas recursos para qualificação de profissionais para que essas vagas fossem preenchidas. 

Ao deixar a secretaria de trabalho em 2008,Sabino foi elogiado pelo Governador Sérgio Cabral que o qualificou como um de seus melhores secretários,chegando a chamá-lo de craque na cerimônia de desligamento do Cargo.




Crescimento Político de Sabino Desperta a Ira de seus Opositores


As manifestações de apoio demonstradas pelos Riostrenses à reeleição de Sabino e o resultado de uma sondagem de intenções de votos,para Deputado Estadual, feita no município, que favorecem o candidato do PSC,acenderam a Ira de alguns de seus adversários,que deixaram suas campanhas de lado para investir fortemente em estratégias escusas que visam enganar os eleitores com informações falsas sobre Sabino.

Assim como em 2008,quando dezenas de jornais comandados por editores de cidades como Campos,São Fidélis,Silva Jardim e até da Baixada Fluminense,que invadiram a cidade às vésperas das eleições municipais,na semana passada circulou em Rio das Ostras um periódico com uma notícia mentirosa afirmando que Sabino é um candidato Ficha Suja.
Já na última quinta feira,um grupo de pessoas contratadas para trabalhar na campanha do vice prefeito Broder,foram conduzidas até a delegacia de Rio das Ostras. Os mesmos,o qual fazia parte um suposto pastor evangélico de nome Eraldo Mota de Almeida,distribuíam panfletos editados e montados,usando a imagem da revista Veja,atacando o Deputado Estadual Alcebíades Sabino.
Além desses artifícios,um email tem circulado na Internet,comparando Sabino ao demônio. No conteúdo, uma piada envolve Deus e o Diabo em uma guerra para não receber o Deputado após sua morte. Os advogados de Sabino,informaram já ter posse desses materiais que serão encaminhados a justiça e será pedido a prisão dos responsáveis.
Enquanto alguns de seus adversários,fazem de tudo para derrubá-lo,usando estratégias baixas e lamentá-veis,Sabino segue fazendo sua campanha de maneira limpa,baseada em propostas e projetos para Rio das Ostras.
O Candidato declarou após tomar conhecimento dos fatos: “Acredito em Deus e na Justiça e continuarei conduzindo minha campanha,tranquilamente,sem mentiras e agressões,respeitando a democracia”.
Sabino também afirmou que o eleitorado Riostrense tem consciência política e não irá se deixar enganar pelas baixarias promovidas por seus adversários.
As campanhas políticas praticadas pelos partidos,ao longo dos anos tem usado caminhos que só enfraquecem a democracia e o direito do eleitor de votar na melhor proposta.
A maioria dos candidatos utilizam 80% de seu espaço no horário eleitoral gratuito para se atacarem e os outro 20% eles dividem em falar seu número,sua história política e suas poucas propostas.
Em Rio das Ostras.o caso é ainda mais complexo. Em 2008, foram confeccionados jornais com nomes e CNPJ inexistentes com domícilio em endereços de terrenos baldios de cidades como Vassouras e Quissamã.
O Deputado Estadual Alcebíades Sabino,que foi prefeito por 2 mandatos consecutivos,tendo aprovação de mais de 80% da população,afirmou: “Já estou acostumado a receber esses tipos de ataque e confesso que isso só faz aumentar a minha coragem e vontade de seguir em frente pautando minha vida política no bem,sabendo que o mal nunca conseguirá sair vencedor.”disse Sabino.
Diante dos fatos,cabe ao eleitor Riostrense,escolher o candidato que julgar ser mais preparado para defender os interesses do município.




quarta-feira, 15 de setembro de 2010


A Velha Tática do Desespero

Jornais de fora voltam a tentar manipular Riostrenses com Notícias falsas e mentirosas


Nos últimos anos, a Ciência e a tecnologia deram um grande salto progressista. Novas descobertas foram feitas e facilitaram em parte a vida das pessoas. A Internet por sua vez,está inclusa nesse avanço e isso possibilitou que a informação chegasse mais rápido as pessoas e a consequência em parte foi o aumento do poder de crítica e construção de pensamentos dos internautas que aproveitam bem essa ferramenta.
As lan houses cresceram, o número de residências com computadores e acesso a internet subiu em enorme porcentagem e com o surgimento das redes sociais, as pessoas se aproximaram mesmo estando fisicamente distantes. É muito bom podermos contemplar essa progressão,mas infelizmente nem tudo em nosso mundo anda progredindo.

No Campo político, as coisas parecem não mudar para algumas pessoas,partidos e meios de comunicação. Ainda existem desses que pensam que estão na era do coronelismo, onde os "poderosos" mandavam e o povo,que naquela época era desinformado, aceitava suas imposições e pensamentos sem contestação.

Nas eleições de 2008, uma das táticas do grupo de apoio a reeleição do Prefeito Carlos Augusto Balthazar, na reta final da campanha, foi redigir jornais falsos,sem Editores responsáveis,CNPJ,Telefone e nada que comprovassem sua existência. Um deles, de nome O Fluminense vinha com um nome inexistente de um Editor e endereço de um terreno Baldio localizado no município de Vassouras,Região Serrana do Rio de Janeiro. O outro que tinha como nome Correio Regional, seguia os mesmos moldes só que o telefone era de uma casa no município de Quissamã,cujos moradores nunca ouviram falar do tal periódico. Os dois vinham com matérias mentirosas que denegriam a imagem do Deputado Estadual Alcebíades Sabino,o acusando de super faturamento e enriquecimento ilícito enquanto esteve a frente da prefeitura de Rio das Ostras.Foram distribuídos naquela época segundo dados da investigação policial, mais de 100 mil exemplares de cada.

Vale lembrar que além desses jornais falsos,apareceram na cidade naquela época,dezenas de jornais com sedes em municípios como Campos,Nova Iguaçu e Nilópolis,editados por pessoas que não vivem aqui,não conhecem a história da cidade e só aparecem para abocanhar uma fatia do bolo que é servido em épocas eleitorais por aqueles que não possuem carisma e currículum capazes de garantir  sucesso nas urnas.

Esta semana o município foi surpreendido novamente. Um Jornal de Campos dos Goytacazes, apareceu em nossa cidade com uma notícia na capa afirmando que o Deputado Sabino se encontra com sua ficha suja e responde a diversos processos. O que mais chamou a atenção dos Riostrenses foi que o mesmo periódico,estampava em suas páginas um anúncio enorme da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.

O que passa na cabeça dessas pessoas que usam um meio de comunicação como se fosse um capitão-do-mato e o povo seus escravos? Tentando nos impor suas mentiras e achando que não temos capacidade intelectual para buscar a verdade e criarmos nosso posicionamento com base nela.

O Deputado Sabino,ao contrário da notícia tendenciosa veículada no periódico, está fora da lista negra da Justiça Eleitoral e tem o apoio de mais de 80% do eleitorado Riostrense,além de prestígio em municípios como Casimiro de Abreu,Barra de São João,Nova Friburgo,Bom Jardim e até na capital,devido ao seu trabalho junto as associações de pescadores através da comissão de pesca ao qual ele preside na ALERJ.

Fique alerta. Essa não foi a primeira vez e não será a última que esses Jornais invadem o nosso município para nos colocar vendas nos olhos. Voce tem o direito de votar ou não em Sabino. Voce pode amá-lo ou até odiá-lo mas desde que essa, seja sua opinião e não a dos outros.

Enquanto isso vamos nós, cidadãos de bem e que amamos Rio das Ostras,vivemos aqui, criamos nossos filhos e nossas famílias nesta cidade e que acordamos e dormimos sob o Céu Riostrense, exercer em 3 de Outubro o nosso poder de decisão baseado naquilo que acreditamos e que esses "coronéis" e manipuladores não achem em nossa mente terra fértil para semear suas loucuras.

Seja Livre para Votar em quem voce quiser. Se acredita no potencial do Broder vote nele. Se sua consciência aponta para um voto em Rafael Picciani,faça isso. Se voce prefere o trabalho de Chiquinho da Mangueira,Davi Loureiro,Dra Débora Magalhães ou qualquer outro candidato, voce é livre para optar e fazer a sua escolha.Mas não abra mão de pesquisar, e ter sua consciência tranquila após as eleições.

Rio das Ostras é uma cidade de pessoas esclarecidas e bem informadas que não aceitam mais essas táticas do século passado ao qual alguns meios de comunicação e políticos tentam utilizar em pleno ano de 2010.


Prefeito de Rio das Ostras Participa de Seminário de Panificação



Rio as Ostras sediou o Seminário “Panificação em Ação”, que reuniu empresários do setor, no dia 10, no auditório do Parque da Cidade. O município conta com cerca de 120 padarias e confeitarias e o prefeito Carlos Augusto, presente ao evento, enfatizou a importância dos investimentos nessa área. “É um mercado que gera muitos empregos e ajuda também no incremento do turismo. Com o objetivo de promover ainda mais o desenvolvimento do setor, inauguramos a Padaria Escola e realizamos o Festival do Pão”, afirmou.


O seminário foi uma iniciativa do Sistema Firjan em parceria com o Instituto de Panificação e Confeitaria (IPC) do Rio de Janeiro, com o apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. No evento foi apresentado o resultado da pesquisa realizada junto aos panificadores e consumidores de padarias do interior do Estado do Rio. Os painéis também abordaram assuntos como Capacitação Profissional, Tendências do Setor e Boas Práticas de Fabricação.

Também participaram do evento Assis de Oliveira Bastos, presidente do IPC e Sérgio de Azevedo, assessor de Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo, representando o secretário Alan Machado.

FESTIVAL DO PÃO – No próximo dia 29, às 17h, no Iate Clube de Rio das Ostras, acontece a reunião de lançamento do 2º Festival do Pão. Realizado pela primeira vez em 2008, o festival é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e este ano será entre 23 de outubro e 13 de novembro. Uma das novidades será a eleição da melhor padaria da cidade.



Professores e Bolsistas de Informática aprendem a linguagem de sinais



A Casa da Educação de Rio das Ostras, espaço voltado para a qualificação continuada dos professores, oferece cursos de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais há 3 anos. Desde a semana passada, duas turmas de Libras foram abertas para bolsistas de informática educativa, que assim se preparam para orientar estudantes surdos no uso do computador.


Rio das Ostras conta com o Centro Tecnológico Para Educação Especial, que funciona na Escola Municipal João Bento Duarte Neto. Uma das bolsistas que atua no local, Jéssica Schwartz, de 15 anos, conta que o curso nasceu da necessidade de uma melhor comunicação com os deficientes auditivos. “Atendo uma aluna surda que não sabe Libras. Achei que se eu aprendesse poderia também ensiná-la a usar essa linguagem”, conta.

Cerca de 30 bolsistas do Programa Pró-Interação (Print), de informática educativa, estão fazendo o curso que terá duração de três meses. O professor de Libras Hugo Coelho de Oliveira, que leciona para as duas turmas, trabalha há 10 anos com Educação Inclusiva e diz que é importante que a língua de sinais seja cada vez mais conhecida.

“Rio das Ostras se destaca na Educação Inclusiva em relação aos demais municípios do Estado do Rio. Todos os professores que desejam podem fazer curso gratuito de Libras na Casa da Educação e agora também os monitores de informática estão tendo a oportunidade de aprender a língua de sinais”, enfatiza Hugo, psicopedagogo e mestrando em Cognição e Linguagem pela Uenf.

GRUPO DE ESTUDOS - A equipe de Educação Inclusiva da Casa da Educação promove grupos de estudos semanais com os professores itinerantes e de apoio, que acompanham as atividades dos alunos com necessidades especiais.

Nossas reuniões tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre legislação e diferentes deficiências, além de fazer estudo de casos dos nossos alunos”, explica a psicopedagoga Eni Faria, coordenadora de Educação Inclusiva.

O atendimento em Educação Inclusiva é complementado com o curso de Português para alunos surdos.

FÓRUM DE LIBRAS – No próximo dia 23, o Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) promove o I Fórum de Libras, reunindo professores e estudantes. Durante o evento haverá oficinas temáticas, ministradas por surdos, com os seguintes temas: “A importância da Expressão Corporal e Facial no Discurso em Libras”, “Educação Inclusiva” e “Classificador em Língua de Sinais”.

Os alunos do 3º ano do curso de Formação de Professores do Imero também vão desenvolver fóruns durante o evento.


IBNJ de Rio das Ostras Promove Cultos Missionários no Mês de Setembro



A Igreja Batista Nova Jerusalém,localizada no Município de Rio das Ostras, durante todo o mês de setembro, estará promovendo Cultos voltados para a divulgação de Missões Evangelísticas em diversas partes do país e fora dele. Com o Tema: “Brasil - País dos Povos não alcançados” (Indígenas-Deficientes Auditivos-Nordeste e religiões do Oriente Médio),o Departamento de Missões da Igreja através do casal Alex e Tatiane Teixeira estará promovendo esse trabalho com o objetivo de divulgar melhor o campo Missionário e despertar no coração dos cristãos um desejo de apoiar de alguma forma as missões seja se tornando um missionário ou contribuindo de alguma forma para que esses que dedicam suas vidas para a pregação do evangelho,continuem realizando essa tarefa designada por Deus.


No último dia 05,foi a abertura do mês Missionário e teve como palestrantes um casal de pastores que fazem um trabalho de Missões com uma população carente no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e em Tribos Indígenas Brasileiras e Bolivianas localizadas na divisa entre os dois países na região do Amazonas. Na oportunidade foi feita uma abordagem sobre o trabalho evangelístico feito naquela região e também foram explanados alguns aspectos da cultura das pessoas dessas localidades onde o evangelho tem trans-formado vidas de crianças,

Jovens,adultos e idosos através do trabalho desenvolvido por missionários que dedicam sua vida integral-mente para a pregação da palavra de Deus nas regiões isoladas e abandonadas pela sociedade e pelo governo.

Além de pregarem o evangelho, os missionários auxiliam esses povos com prestação de serviços de saúde feitos por missionários que são médicos e enfermeiros,levam roupas e alimentos para os que necessitam e implantam uma igreja na localidade, capacitando posteriormente os próprios moradores para desenvolverem a mesma atividade de maneira fixa,sem deixar de acompanhá-los e ajudá-los no que for preciso.

No último domingo,dia 12, o tema foi Missões para pessoas com deficiências auditivas e vocais. No culto aconteceu uma apresentação muscial de alunos do Colégio Jacintho Xavier Martins que trabalham com a linguagem de sinais,que tiveram a oportunidade de interpretarem dois louvores através dessa ferramenta conhecida como Libras.Logo após foi mostrado um vídeo que abordava as dificuldades das pessoas que possuem esses tipos de deficiêcia que segundo dados apresentados no próprio video, são 6 Milhões somente no Brasil.

O preletor da noite foi o pastor missionário Marcos Barbosa do Ministério Apascentar de Jacarepaguá-Rio de Janeiro, que desenvolve um trabalho com esse grupo de pessoas, o detalhe, é que ele também possui a deficiência vocal e auditiva e nem mesmo essa dificuldade o impediu de seguir o chamado de Deus e pregar o evangelho através da linguagem de sinais. Além das Libras, tudo que o pastor fala através dos gestos, é repetido vocalmente por seu intérprete Felipe Siri também do Ministério Apascentar de Jacarepaguá, que o acompanha em sua missão. Além de pregar o evangelho para deficientes, o pastor Marcos Barbosa também leva a mensagem de Cristo para pessoas que ouvem normalmente.

No Próximo domingo,19 o tema do culto será missões no Nordeste e terá como preletor o Pastor Missionário Carlos Cherene que atualmente desenvolve missões no Estado do Piauí e no último domingo,26 de Setembro o tema será missões em países do Oriente Médio e terá atividades pela manhã onde acontecerá um Café Missionário com vídeos e mensagens além do culto a noite às 19 Horas. Essas atividades acontecem no Templo da Igreja Batista nova Jerusalém que fica na Rodovia Amaral Peixoto,ao lado da Loja DGM

O Poder de Deus Manifestado Através das Dificuldades e Limitações do Homem


Um testemunho de vida que mostra a grandeza e a perefeição de Deus na vida daqueles que investem tempo em conhecê-lo e buscá-lo. A História de Vida do Pastor Missionário Marcos Barbosa do Ministério Apascentar de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, é um desses testemunhos.


Marcos quando tinha 3 anos de idade,sofreu uma enfermidade que o fez ficar internado durante um período e a consequência dessa doença foi a perca da audição e da fala. No período em que ficou no hospital correndo risco iminente de morte, uma enfermeira revelou a sua mãe,que ele seria um pastor e não morreria com aquela enfermidade,mas que aquela dificuldade revelaria o poder de Deus na vida do menino porque ele era um escolhido para manifestar a glória de Deus.

Passado o risco de morte,Marcos foi para casa, mas sem a audição e a fala e isso o fez crescer com rebeldia e com raiva de Deus e quando chegou a adolescência e início da juventude passou a beber frequentemente com os amigos e saía quase todos os dias para beber. Certa vez,ao voltar de uma dessas noitadas, Marcos acabou entrando em uma comu-nidade do Rio de Janeiro, onde acontecia uma guerra entre traficantes rivais e ao se deparar com um grupo de bandidos armados,foi ordenado que saísse daquela localidade,mas ele não estava ouvindo e através de gestos comunicou ao traficante que não conseguia ouvi-lo. O bandido veio em sua direção e então Marcos achou que iria morrer e abaixou a cabeça, foi quando o traficante abriu a porta do seu carro e o tirou do veículo e o levou até uma igreja onde acontecia uma vigília e o abrigou naquele lugar. Marcos lembrou que naquele local as pessoas cantavam louvores a Deus e o pastor então o chamou e disse que ele seria um pastor e iria levar a mensagem do evangelho de Cristo para muitas vidas. Era a terceira vez que Deus usava alguém para lhe dizer que ele seria um pastor. A primeira foi a enfermeira que falou para sua mãe quando ele ainda tinha 3 anos, a segunda pessoa foi sua tia que em sua infância sempre o incentivava e lhe dizia a mesma coisa e agora pela terceira vez alguém confirmava a vontade de Deus para sua vida.

Marcos foi para casa e no dia seguinte,resolveu mudar de vida. Procurou uma igreja evangélica para participar de um culto e pela 4ª vez, Deus usava uma pessoa para lhe dizer que tinha uma obra na vida dele. O pastor dessa igreja lhe dirigiu a palavra e disse: Tu serás um pastor. Deus tem uma grande obra na sua vida.

O Tempo passou, Marcos foi buscando a Deus a cada dia e foi crescendo em entendimento e prosperando espiritualmente e a promessa de Deus se cumpriu na sua vida. Hoje ele é conhecido como Pastor Marcos Barbosa e prega a palavra de Deus por onde passa para deficientes auditivos através da linguagem de sinais e com auxílio de seu Intérprete Felipe Siri,também leva a mensagem de Cristo para pessoas que não possuem essa deficiência.

O Pastor Marcos é casado e tem dois filhos. Sua esposa que também quase morreu após o parto da sua filha mais nova,hoje também o acompanha em seu ministério e interpreta linguagem de sinais.

Ao dar seu testemunho no culto missionário da Igreja Batista Nova Jerusalém em Rio das Ostras no último domingo,o Pastor Marcos Barbosa disse que Deus fez um milagre muito maior em sua vida do que se o tivesse curado da deficiência auditiva. Enquanto pessoas que possuem fala e audição normais, usam essas ferra-mentas para propagar mensagens negativas,palavras de derrotas e pessimistas, Deus o fez aprender a ser grato pela vida que tem e o chamou para manifestar através de sua limitação que não importa a dificuldade dos homens,quando se tem comunhão com Deus.



Fernandinho em Casimiro de Abreu nesta Quinta feira as 23 Horas

 

O Cantor Gospel Fernandinho de Campos estará em Casimiro de Abreu na próxima quinta feira,dia 16,abrindo as festividades em comemoração aos 151 anos do município.

Além do cantor,também irão participar da abertura a Banda Gospel Novo Código, da Primeira Igreja Batista de Casimiro de Abreu que irá louvar a Deus por volta das 21:30.

Logo após a cantora Georgete Rocha estará com a oportunidade e por volta de 23 Horas Fernandinho e Banda subirão ao palco e cantarão sucessos novos e antigos.

A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu,manteve nas festividades desse ano a programação Gospel na abertura como fez nos aniversários anteriores.




sábado, 4 de setembro de 2010

Milhares de pessoas caminham com Sabino em Rio das Ostras



Milhares de Riostrenses acordaram cedo neste sábado 04, para manifestar apoio ao Deputado Estadual Alcebíades Sabino dos Santos e participaram de uma caminhada pelas ruas do município junto ao candidato à reeleição. 
A concentração teve início no Supermercado Só Ofertas, onde os militantes se encontraram e iniciaram a caminhada que percorreu todo o trajeto da Rodovia Amaral Peixoto até o Centro da Cidade.
No caminho,Sabino foi cumprimentado e abraçado por diversas pessoas que também declararam apoio a sua candidatura.
Também estiveram presentes na caminhada os vereadores de Rio das Ostras Betinho,Alex Amarrado e Rosenildo além do Vereador de Casimiro de Abreu João Medeiros e do Secretário de Turismo Bruno Gonçalves.
Militantes do candidato ao senado Jorge Piccianni também participaram da caminhada demonstrando o apoio do Presidente da ALERJ à reeleição de Sabino.

Vice Governador do Estado Pezão esteve em Rio das Ostras na última sexta Feira e também caminhou com Sabino pelas ruas da cidade

Antônio Marcos,Pezão,Sabino e eleitora no Centro de Rio das Ostras

Na última sexta-feira dia 03, o vice Governador Pezão esteve em Rio das Ostras representando Sérgio Cabral, trazendo seu apoio à reeleição do Deputado Estadual Alcebíades Sabino dos Santos. Os dois caminharam pelo centro da cidade conversando com eleitores e falando de propostas para o município de Rio das Ostras. 
O Prefeito de Casimiro de Abreu Antônio Marcos também caminhou com Sabino e Pezão pelas ruas da cidade.

    População de Rio das Ostras é convidada para debater segurança no próximo dia 09


Na próxima quinta-feira, dia 9, a população de Rio das Ostras está convidada a comparecer à reunião pública do Conselho Comunitário de Segurança. O encontro será às 19h, no salão lateral da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Rio das Ostras. O objetivo é reunir e dar encaminhamento às reivindicações dos moradores acerca de melhorias para a segurança no município e promover a aproximação entre autoridades e representantes da sociedade civil organizada. Estarão presentes representantes de órgãos de segurança e o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto.


Prefeito Carlos Augusto prestigia celebração do mês do advogado
                                                                                                                         
                                                                                                                                      Foto:Deork Daniel

O prefeito Carlos Augusto prestigiou a celebração do mês do advogado promovida pela 52ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. No dia 25 de agosto, Carlos Augusto fez a entrega da Medalha de Honra ao Mérito ofertada pela OAB ao Dr. Waldemar Zveiter, que foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, em cerimônia na Câmara Municipal. Nesse dia, Zveiter também proferiu palestra a promotores, defensores, advogados e representantes da sociedade civil. As comemorações da OAB incluíram a inauguração da nova sede da entidade em Rio das Ostras.




 Guarda Municipal de Rio das Ostras realiza ação para alertar pais sobre a “Lei da Cadeirinha”
                                                                                                                 
                                                                                                                                         Foto:Jorge Ronald

A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras direcionou 50 guardas municipais para abordar motoristas nos horários de entrada e saída das escolas municipais e particulares do município. O objetivo foi alertar sobre a exigência do transporte de crianças em veículos utilizando a cadeirinha de segurança, que passou a ser obrigatória em todo o País, a partir da última quarta-feira.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, a Secretaria optou em fazer uma ação educativa durante esta semana para dar a oportunidade aos responsáveis pelo transporte de crianças de se adequarem à Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito, que trata da obrigatoriedade do uso da cadeira.
A norma diz que crianças com até 1 ano devem utilizar, obrigatoriamente, o bebê conforto; crianças de 1 a 4 anos a “cadeirinha” e, dos 4 aos 7 anos e meio, o dispositivo conhecido como assento de elevação.

Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% nos acidentes de trânsito.
Em Rio das Ostras, as autuações começam a partir da próxima semana. A infração é considerada gravíssima e o motorista perde 5 pontos na carteira, além de ter que pagar uma multa de R$191.
De acordo com dados da Ong “Criança Segura”, os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil.
Além de adquirir o produto correto, de acordo com as indicações do fabricante, é essencial observar se o equipamento possui o selo do INMETRO ou, no caso de produtos adquiridos fora do Brasil, se possuem certificação européia ou americana.